Qual a diferença entre galega é loira?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Quem tem os cabelos loiros e a pele clara; loira.

A música galega é originária da Galiza e abrange todos os estilos que vão desde a Música tradicional galega até à Música celta passando pelos outros estilos musicais. Nos dias de hoje, a música de raiz continua a ser a bandeira da música da Galiza.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

Os galegos são um grupo de habitantes da região espanhola da Galiza, no noroeste da Península Ibérica.

O dicionário traz ainda a expressão "galego", cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

As diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas serem encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros.

O Galego não é a língua oficial em nenhum país e só é falado na Espanha.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

  • DJ Ivis
  • Zé Felipe

O galego é um dos idiomas oficiais da região da Galiza, onde 56% da população o fala como primeira língua. Costuma ser a primeira língua da geração mais velha. Seu vocabulário vem predominantemente do latim, com algumas influências germânicas e celtas.

Origem. A língua desenvolveu-se no noroeste da Península Ibérica, na chamada Galécia, com o desenvolvimento do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Crê-se que pelo século VIII, seria já um idioma distinto.

Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste).

Significado de galeguinha: Sexo feito de maneira rápida e descompromissada.

Segundo a RAG (Real Academia Galega), há cerca de 2 milhões de falantes do idioma, para uma população local de 2,7 milhões de pessoas. No entanto, a língua é pouco ouvida em grandes cidades da região, como Corunha e Vigo, e tem presença mais forte nos povoados do interior.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Loiras ou louras, tanto faz! Fato é que esse adjetivo é usado para caracterizar pessoas que têm o cabelo de cor dourada a castanho-claro, quase um amarelo-tostado. Louro também designa uma espécie de folha (do loureiro), muito utilizada na culinária.

Pergunto isso porque no nordeste do Brasil, "galego" é um nome usado popularmente para se referir a alguém de cabelos louros e que é geralmente (mas não necessariamente) pobre ou com pouca instrução.

Porquê? Tem tudo a ver com o sentido de identidade. A identificação de cada língua com uma identidade nacional é muito forte, como sabemos. Assim, alguém que se identifique como galego irá, claro está, defender a língua galega e tentar aprendê-la.

A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país.

É o Notícia de Fiadores, ora pois, de 1175 (1). Considerado o registro mais antigo da língua portuguesa, o texto foi escrito, na verdade, em uma versão bem arcaica do português atual, o galego-português. A primeira frase é Noticia fecit pelagio romeu de fiadores.

1. Relativo ou pertencente à Polónia , país europeu. 2. Natural, habitante ou cidadão da Polónia .