Qual a diferença entre gabinetes e CPU?

Perguntado por: lazambuja2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O gabinete é o compartimento responsável por sustentar e proteger os dispositivos internos que compõe o seu computador. É aquela espécie de caixa que abriga a Placa Mãe, Fonte de Alimentação, Memória Ram, DVD ROM,O HD, CPU, além de ser o local que abriga as portas de entrada USB.

Não. Muita gente costuma chamar de “CPU” o gabinete dos desktops, onde estão contidos a placa-mãe, unidades de armazenamento e outros componentes. No entanto, o termo diz respeito tão somente ao processador, o componente mais importante de qualquer computador ou celular.

Na realidade, os dois são vícios de linguagem, sendo a cpu o processador e o gabinete a carcaça sem nenhum componente. O correto seria ser chamado de computador ou PC.

1. Compartimento reservado. 2. Escritório de director , de gerente, de ministro, etc.

São três as partes principais da CPU:

  • Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.
  • ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas.
  • Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados. Se você optar por comprá-las separadamente, terá que desembolsar mais dinheiro. Por outro lado, os ganhos de desempenho serão significativos.

Gabinetes gamers permitem adicionar acessórios que combinem com o estilo, dando um visual único e estilizado para o seu PC Gamer. Como a tecnologia RGB, que permite iluminação diferenciada e personalizada.

Antes de comprar o seu gabinete, atente-se ao design e ao local onde irá colocá-lo. O ideal é que seja um espaço que possua boas saídas e entradas de ar. Além disso, muitos gabinetes possuem uma característica fundamental que garante alto desempenho dos seus games: Sistemas de refrigeração por coolers.

Podemos encontrar no comércio gabinetes de vários tamanhos e formatos. Gabinetes horizontais e verticais. Gabinetes pequenos, médios e grandes, gabinetes espaçosos ou extremamente compactos. Não existe muita diferença entre montar um PC com gabinete horizontal ou com um gabinete vertical (torre).

Para começar, é importante destacar que essa sigla se refere a Central Processing Unit, ou seja, Unidade de Central de Processamento, também conhecida como processador. Além disso, a CPU é simplesmente o item mais relevante de hardware que existe em seu computador.

ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.

As principais partes de que precisará são:

  • Placa-mãe.
  • Processador (unidade de processamento central)
  • Armazenamento (disco rígido ou SSD)
  • Memória (RAM)
  • Gabinete.
  • Ventoinhas.
  • Fonte de alimentação.

Normalmente, os gabinetes de PC de torre completa medem cerca de 20 a 22 polegadas de altura (ou mais), enquanto os gabinetes de torre média têm em média de 17 a 18 polegadas de altura. Além das diferenças aparentes de tamanho, outros fatores, como desempenho, preço e adaptabilidade, separam os dois.

Os principais componentes que compõem o gabinete são: A Placa Mãe (uma placa de circuito impresso onde-se vão acoplar todos os componentes do computador); CPU (peça que executa todas as instruções) e Memórias (dispositivo que permite ao computador guardar dados, temporariamente ou permanente).

Ele vem do Árabe QABDA, “garra, gancho, pega”.

CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento) é indiscutivelmente o componente mais importante de um dispositivo de computação. Alternativamente, pode ser chamado de processador, processador central ou microprocessador. A CPU é muitas vezes referida como o cérebro do computador.

A função da CPU é processar todos os dados que são recebidas pelos dispositivos de entrada. A CPU encaminha trata esses dados utilizando seu núcleo lógico e os encaminha para seu determinado fim que pode ser desde o armazenamento na memória secundária ou a resposta requerida pelo usuário.

E aí temos uma conclusão relevante: placa de vídeo é importante para altas taxas de quadro, mas elas só vão acontecer se o seu processador tiver desempenho para alcançá-las. Então se seu foco é em muitos FPS, esteja pronto para caprichar no processador, além da placa de vídeo.

O modelo dual-core ganha esse nome porque tem dois núcleos. É como se ele tivesse dois cérebros trabalhando ao mesmo tempo pra você usar os apps ou realizar qualquer tarefa sem problemas. O processador dual-core é o mais simples atualmente e é recomendado pra rodar jogos bem levinhos e pras tarefas mais básicas.