Qual a diferença entre gabapentina e pregabalina?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Ambas as medicações geraram reduções significantes nos níveis de dor e incapacidade. A média de redução da dor foi maior para a Gabapentina (7,54 para 5,82) do que para a Pregabalina (7,33 para 6,38). A redução nos níveis de incapacidade foi semelhante para as duas medicações.

Gamibetal 300mg, caixa com 30 cápsulas gelatinosas duras.

Os autores concluíram que ambas as medicações foram eficazes para a dor do ciático, porém a Gapabentina apresentou resultados superiores, com menores índices de dor e menos efeitos colaterais.

Bebidas alcoólicas. Lorazepam (tranquilizante) Medicamentos depressores do sistema nervoso central. Opiáceos.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

A pregabalina é um medicamento da classe dos anticonvulsivantes, que age ligando-se à subunidade alfa-2-delta dos canais de cálcio dependentes de voltagem no SNC e modulando o influxo de cálcio nos terminais nervosos, inibindo assim a liberação excitatória de neurotransmissores, incluindo glutamato, noradrenalina, ...

Por que a pregabalina dá sono? A sonolência pode ser um efeito colateral da pregabalina, devido ao processo de adaptação do organismo ao medicamento. Por isso, esse sintoma costuma passar depois de aproximadamente uma semana, e é importante que você não interrompa o tratamento.

Resposta Baseada em Evidência:
Esses medicamentos não são um tratamento eficaz para lombalgia (com ou sem radiculopatia) e estão associados a um risco aumentado de eventos adversos.

Gabapentina é indicada para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso) em adultos; como monoterapia e terapia adjunta das crises epilépticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária, em pacientes a partir de 12 anos de idade.

A maioria dos pacientes com dor lombar crônica é tratado com medicamentos analgésicos de rotina com resultados insatisfatórios, levando a uma exploração frequente de opções de segunda linha, incluindo gabapentinóides.

Quem não deve tomar gabapentina?

  • Pacientes menores de 12 anos.
  • Quem tem alergia a qualquer dos componentes da fórmula.
  • Gestantes, a não ser que tenham prescrição do obstetra.

O tratamento com opióides é reservado para pacientes com dor neuropática refratária (2)(Grau D). Os antidepressivos tricíclicos (especialmente amitriptilina e nortriptilina) são os que têm melhor eficácia no tratamento das síndromes dolorosas neuropáticas e não-neuropáticas.

Neurontin® (gabapentina) é indicado como monoterapia no tratamento de crises parciais com ou sem generalização secundária, em adultos e em crianças a partir de 12 anos de idade.

A pregabalina é um anticonvulsivante que atua diretamente no sistema nervoso central regulando seu funcionamento. Para tal, esse medicamento ajuda no controle da dor em doenças neuropáticas, fibromialgia, epilepsia e ansiedade.