Qual a diferença entre furúnculo é pelo encravado?

Perguntado por: imendes5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Dois tipos específicos de abscessos de pele são: Furúnculos: abscessos de pele que se formam ao redor de folículos pilosos. Carbúnculos: mais de um furúnculo, unidos mais profundamente na pele.

Quais as causas do Furúnculo? No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece.

O que é bom para curar furúnculo?

  • Consultar um dermatologista.
  • Fazer compressas.
  • Usar pomadas anti-inflamatórias.
  • Fazer drenagem.
  • Tomar antibiótico (após prescrição médica)

Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.

Dica 1: Use uma pomada que seja anti-inflamatória
A linha Minancora tem um produto infalível: a Pomada Minancora. Ela tem as propriedades certas para tratar esses casos efetivamente.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

A cefalexina 500 mg é a forma mais fácil de ser encontrada.

Sim, o furúnculo é contagioso, pois é causado por bactérias. “Porém, o desenvolvimento do furúnculo também está associado a baixa imunidade, portanto, a infecção surge a partir da associação da bactéria e da imunidade enfraquecida”, explica a dermatologista.

Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.

Se o paciente tiver quadros repetidos de furúnculo pelo corpo, ele deve ser referenciado a um dermatologista. O primeiro passo é confirmar se ele tem mesmo furúnculos ou se as lesões são de hidradenite supurativa. Se forem mesmo furúnculos, o médico deverá tentar tratamentos para descolonizar a pele.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Ele se eleva em relação à pele, devido à irritação, e pode ser bastante dolorido, principalmente ao ser cutucado. Costuma ser mais avermelhado que o resto da pele, com uma pontinha que é mais branca ou mesmo amarelada.

Uso de pomadas: de acordo com a orientação médica e o tipo de pele da pessoa, por vezes pode ser necessário o uso de antibiótico oral; Depilação a laser: Vai eliminar os pelos da região que está ficando inflamada e com isso resolver de forma mais definitiva o problema.

Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite. Essa inflamação ocorre no folículo piloso, uma estrutura dérmica que envolve o pelo e, dependendo da gravidade, pode causar perda permanente do fio ou cicatrizes.

A maneira mais simples de tratar um pelo encravado é não tentar espremer ou cutucar o local, pois isso pode causar irritação e uma inflamação mais grave.

O tratamento mais indicado para acabar com os pelos encravados é a depilação a laser, isso porque só a depilação a laser promove a remoção definitiva do pelo, e consequentemente, de toda inflamação associada ao folículo piloso.