Qual a diferença entre função emotiva e poética?

Perguntado por: nbelchior4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

É comum a comparação entre a função poética e a função emotiva, no entanto, a principal diferença entre elas é que a poética trabalha a mensagem e a emotiva destaca o emissor. Os textos na função emotiva são tratados na 1ª pessoa do singular, fala dos seus sentimentos, dos seus desejos, ou seja, apenas sobre si.

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.

A função emotiva ou expressiva da linguagem é usada para transmitir as emoções e sentimentos do emissor. A mensagem transmitida é subjetiva e pessoal, sendo construída conforme a visão do seu emissor. A pessoalidade da mensagem fica marcada pelo uso da 1. ª pessoa do discurso - eu.

Quais são as principais características da função emotiva?

  1. O emissor (quem escreve o texto) é o foco da mensagem;
  2. O texto é escrito em primeira pessoa;
  3. É marcado pela subjetividade (presença de emoções do autor);
  4. Possui interjeições, exclamações e reticências.

Em geral, o texto em versos é poético, apresenta rima, ritmo, métrica e está bastante associado aos poemas e músicas, por exemplo.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Significado de Poética
substantivo feminino Arte de elaborar composições poéticas. Tratado de versificação. Conjunto de recursos expressivos, especialmente quanto à técnica do verso, de um escritor, de uma época.

São características da Função Poética, exceto: Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

As características da função emotiva ou expressiva
Com isso, seu objetivo principal é de transmitir os sentimentos e as emoções do emissor, utilizando, para tal objetivo, a primeira pessoa, seja ela do singular ou do plural.

A função emotiva, ou expressiva, está centrada no remetente, ou seja, em quem envia a mensagem, e está relacionada diretamente com a atitude de quem fala em relação àquilo de que se está falando. Pode dar a impressão de certa emoção, verdadeira ou dissimulada, a respeito de determinado assunto.

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa.

A função apelativa ou conativa tem sempre um objetivo de convencimento do interlocutor. O próprio nome já indica esse sentido, que pretende fazer um apelo a quem está recebendo a mensagem, convencer o outro a tomar alguma ação.

A função da linguagem classificada como emotiva pode ser encontrada na frase onde se diz: "Os seus pais o amam muito, Rose!". Portanto, a alternativa correta é a letra C.

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.