Qual a diferença entre freira e Madre?

Perguntado por: vcruz3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Madre é o título dado à irmã religiosa que exerce a função de coordenadora de uma comunidade de irmãs ou de uma congregação religiosa. Cabe a ela a responsabilidade do cuidado em geral de suas irmãs, principalmente no que se refere à fidelidade ao carisma e à missão da Congregação.

Para a vida religiosa feminina, existem três termos que são mais conhecidos: freira, irmã e madre.

Ao se dirigir diretamente a ela, diga "Reverendíssima Madre (Nome e Sobrenome)", "Reverendíssima Madre" ou, por escrito, como "Reverendíssima Madre (Nome e Sobrenome), (iniciais da comunidade dela)".

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

O que é Comadre:
Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Ligações externas

  • Freiras carmelitas (da Ordem do Carmo)
  • Freiras cistercienses (da Ordem de Cister)
  • Freiras ursulinas (da Ordem de Santa Úrsula)
  • Freiras concepcionistas (da Ordem da Imaculada Conceição)
  • Freiras clarissas (da Ordem de Santa Clara)

O tratamento que se costuma dar a uma freira é o de irmã. Num sobrescrito (e não «envelope», à francesa), escrever-se-á, por exemplo, assim: Exm. ª Irmã Teresa da Conceição. Note-se que há diferença entre irmã e madre.

Pré-requisitos para tornar-se uma freira
Aqui subentende-se que você já sabe que é preciso ser mulher e católica, mas além disso, é necessário ser solteira. Caso você seja casada, deve-se obter uma anulação reconhecida pela igreja católica. Já as viúvas são vistas como solteiras aos olhos da Igreja.

Ainda que, sobretudo no Brasil, o senso comum lhes perceba equivalentes, as monjas se distinguem das freiras, uma vez que estas últimas desempenham atividades sobretudo ligadas ao apostolado ativo, seja na catequese, na assistência aos idosos e aos enfermos, em atividades educativas ou na animação pastoral; enquanto ...

O Papa é aconselhado e eleito pelo Colégio dos Cardeais e, no governo da Igreja, é assistido pela Cúria Romana.

A cor preta simboliza a penitência e o morrer para o mundo, além de ser, em termos práticos, a cor de tecido mais barata disponível no século VI. Os monges usam capuzes e as freiras véus: aliás, é neste aspecto que as comunidades religiosas da ordem costumam se diferenciar umas das outras.

Mosteiro, do grego monastérion, de monázo, viver só, é aquele edifício religioso onde vivem os monges ou as monjas, governados por um abade ou uma abadessa.

Estado civil: apenas mulheres solteiras são aceitas. Algumas congregações também recebem viúvas. Formação: de preferência, segundo grau completo.