Qual a diferença entre fórum e foro?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ainda hoje se utiliza a palavra fórum para fazer referência ao conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos. O foro, associado ao Direito, pode ainda indicar uma jurisdição pertencente a uma comarca, por exemplo, o foro da comarca de São Paulo.

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Na prática, se costuma usar foro para tratar de competência e fórum para se referir ao local físico onde se localiza órgão do Poder Judiciário. São expressões sinônimas e podem ser utilizadas com mesmo significado, tanto no aspecto jurídico, quanto no aspecto linguístico.

Reunião de especialistas para discutir um assunto: 3 encontro, assembleia, convenção, reunião, tertúlia, conciliábulo, concílio, sessão, conclave, plenário, ágora. Conversa: 4 conferência, debate, discussão, conversa, conversação, juízo, alçada, jurisdição, poder, vara, responsabilidade, justiça, instância.

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. A pronúncia da palavra foro pode alterar o seu significado. Se for pronunciada com a primeira vogal aberta (fóro), será sinônimo de fórum.

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

O Fórum da Cidade surgiu em 2017 com o objetivo de discutir com a população, empresários, indústrias e instituições de ensino, alternativas para o desenvolvimento do município, criando interação e relacionamento entre a Administração Municipal e os diversos setores produtivos.

As varas judiciárias são as repartições responsáveis para “organizar” a atuação das atividades do magistrado e sua respectiva lotação. Contudo, em cidades pequenas, costuma-se existir a chamada “Vara Única”, ou seja, apenas um magistrado é responsável por todos os assuntos relativos à Justiça.

É o ramo do Poder Judiciário que conta com o maior número de varas em todo o Estado.

Regra: O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

§1oO autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.

Do Poder Judiciário
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito.

Não use peças justas, decotadas, curtas ou transparentes. Evite também as camisetas com logos, imagens e frases indiscretas. Caso tenha tatuagens, cubra-as. Óculos de sol e chapéus devem ser retirados assim que entrar no fórum.

Fórum é um termo com origem no Latim. Na antiga Roma, o "forum" era a praça pública das localidades, onde estavam situados os edifícios destinados aos serviços administrativos e judiciais, e ainda, os principais pontos de comércio.

Em um fórum de discussão, é desenvolvido um espaço para a realização de debates sobre determinados assuntos. Por meio dessa ferramenta, os alunos têm a oportunidade de compartilhar as suas dúvidas, ajudar a solucionar os questionamentos dos colegas e a construir, coletivamente, vários tipos de conhecimento.

Os tipos mais comuns de fóruns são:

  • fórum de notícias;
  • fórum de tópico único iniciado pelo aluno;
  • fórum de discussão simples;
  • fórum geral;
  • fórum padrão;
  • fórum para perguntas e respostas.

Trata-se do prédio, instalação física, onde funcionam os órgãos jurisdicionais de primeira instância, ou seja, onde estão localizados os cartórios, os gabinetes dos juízes, as salas de audiência etc.

Comarcas – A comarca corresponde ao território em que o juiz de primeiro grau irá exercer sua jurisdição e pode abranger um ou mais municípios, dependendo do número de habitantes e de eleitores, do movimento forense e da extensão territorial dos municípios do estado, entre outros aspectos.