Qual a diferença entre filho e Júnior?

Perguntado por: opires . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Abreviação de júnior. Serve para designar a pessoa mais nova. Quando o filho tem o mesmo nome que o pai, coloca-se Júnior no final do seu nome.

Agnome é um elemento do nome que serve para distinguir indivíduos dentro de uma família, de forma a atribuir sua relação de parentesco. De acordo com os autos, a criança recebeu o mesmo nome do pai — acrescido do sobrenome Filho —, mas não teve registrado o sobrenome da mãe.

1. Mais novo, relativamente a outro (geralmente falando de parentes que têm o mesmo nome). 2. [ Desporto ] Diz-se de ou categoria de desportistas , de idade variável consoante o desporto , que se segue aos esperanças e antecede os seniores , e geralmente inferior aos 19 anos.

Além de júnior, pleno e sênior, há ainda o nível master. Em geral, esse profissional tem mais de 15 anos de experiência na área e tem alguma pós-graduação.

Significado de Sobrenome
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Ana Maria Silva - Silva é seu sobrenome, e Ana Maria o seu nome.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinojúniorjuniores
Feminino

júnior

Traduções principais
PortuguêsInglês
júniorjunior, Jr.; younger, junior

Por isso, a disposição nominal fica de acordo com o querer dos pais. Pode apenas um? “Os pais podem optar por colocar somente o sobrenome do pai ou da mãe, ou até mesmo de ambos, independentemente da ordem”, afirma a especialista.

Grafia no Brasil: segundogênito. Grafia no Brasil: segundogênito.

Ou seja, é utilizado quando membros de uma mesma família possuem EXATAMENTE o mesmo nome para que haja uma diferenciação. Estes podem ser Júnior (Jr.), Filho (Fo.), Segundo, Neto, Sobrinho (Sobo.). Porém, como destaquei na frase anterior, o nome precisa ser EXATAMENTE igual.

Tanto o pai quanto a mãe podem escolher o nome da criança. O ideal é que haja consensualidade e urbanidade neste momento tão importante da vida de uma pessoa”, opina Priscila.

Júnior é uma pessoa recém-formada com menos de 5 anos de experiência, pleno geralmente possui uma especialização e o nível de experiência varia entre 6 e 9 anos e sênior é alguém que já está pronto para assumir a liderança de equipes e projetos.

Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

1. Recém-nascido, criança de peito; nenê.