Qual a diferença entre fila é lista?

Perguntado por: esalgueiro9 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

As listas, como o próprio nome diz são uma listagem de elementos, em que podemos acessar cada um deles independentemente dos outros, tanto para leitura quanto para modificação. Já nas pilhas e filas, não é qualquer elemento que pode ser acessado, apenas elementos específicos.

Por exemplo, a estrutura de fila armazena dados de forma que o dado há mais tempo na estrutura é o primeiro a ser retirado. Uma pilha é uma estrutura de dados em que o acesso é restrito ao elemento mais recente na pilha.

Fila são estruturas de dados bastante utilizadas na computação, onde o primeiro elemento a ser inserido, será também o primeiro a ser retirado. Desta forma, serão adicionados elementos no fim e removê-los pelo início.

Existem três tipos de listas: ordenadas, não ordenadas e de definição.

As listas são ferramentas do nosso cotidiano muito práticas e versáteis, pois podem ser utilizadas para diferentes situações: para compras no supermercado, elencar desejos, definir prioridades no trabalho, anotar itens importantes para uma viagem etc.

A única diferença significativa entre pilhas e filas é que, em vez de usar o método LIFO, as filas usam a lógica FIFO, um acrônimo para "First in, First Out" (em português, "o primeiro a entrar é o primeiro a sair").

São exemplos de uso de fila em um sistema:

  • Controle de documentos para impressão;
  • Troca de mensagem entre computadores numa rede;
  • etc.

Uma fila é uma estrutura de dados dinâmica que admite remoção de elementos e inserção de novos objetos. Mais especificamente, uma fila (= queue) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: cada remoção remove o elemento mais antigo da fila, isto é, o elemento que está na estrutura há mais tempo.

I - Para que uma fila seja manipulada corretamente, deve-se considerar métodos adicionais e restrições devido aos vários tipos de fila como Queue (FIFO, First In, First Out), LifoQueue (Last In, First Out) e PriorityQueue (por ordem crescente de valor).

As pilhas têm esse nome em referência ao primeiro dispositivo criado pelo italiano Alessandro Volta, pois sua célula galvânica era formada por discos metálicos empilhados de forma alternada.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Sequência de pessoas ou coisas alinhadas uma atrás da outra, organizada geralmente por ordem cronológica de chegada ou por diferentes critérios (de altura, de idade etc.)

A FILA é uma marca italiana, criada em 1911 em Biella, e possui uma rica herança esportiva. Hoje atua no mundo todo e, especificamente no Brasil.

O processo de fila é caracterizado por três elementos:

  • Regime de chegada;
  • Regime de serviço; e.
  • Disciplina da fila.

Criar uma nova lista

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Google Keep .
  2. Ao lado de "Criar uma nota", toque em Nova lista .
  3. Adicione um título e itens à lista.
  4. Quando terminar, toque em Voltar .

A estrutura de dados Lista consiste de uma sequência encadeada de elementos, em geral chamados de nós da lista. Um nó da lista é representado por uma estrutura que contém, conceitualmente, dois campos: a informação armazenada e o ponteiro para o próximo elemento da lista.

Lista é uma estrutura de dados do tipo sequencial que possui como principal característica ser mutável. Ou seja, novos valores podem ser adicionados ou removidos da sequência.

Resposta verificada por especialistas. A alternativa que melhor representa o conceito de lista é: Desempenham várias funções, desde resumir informações até facilitar a compreensão dos dados.

As palavras lista e listra existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas.

Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.

Tradicionalmente, listas em C são implementadas através de estruturas (associadas aos nós) armazenadas na memória dinâmica. A estrutura que implementa um nó de uma lista ligada deve incluir, além do contéudo da informação do nó, um ponteiro para o próximo nó.

Uma pilha pode ser implementada utilizando um vetor, se tivermos a informação do número máximo de elementos que iremos armazenar, ou utilizando uma lista encadeada quando não sabemos quantos elementos iremos armazenar.