Qual a diferença entre feijão de corda e feijão fradinho?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O feijão de corda muitas vezes é também chamado de feijão fradinho. No entanto, mesmo com características bastante semelhantes, especialmente porque o primeiro faz parte da família do segundo, eles são diferentes, como por exemplo na cor. Ou seja, o de corda nada mais é do que uma variedade do fradinho.

O feijão fradinho é o tipo de feijão mais usado no preparo de acarajés, podendo ser usado também como ingrediente em saladas ou acompanhar peixes. Ele é rico em fibras, ferro, zinco, manganês, potássio e proteínas, sendo uma opção para quem não quer engordar muito, pois é pobre em calorias.

Lentinha, ervilha, grão de bico, leguminosas ricas em proteínas, assim como a soja, alimento classificado como grão, podem ser utilizados como alternativa nutricional na substituição do feijão.

De acordo com as especialistas consultadas, tanto o feijão preto quanto o carioca são alimentos saudáveis e nutritivos.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares.

Repleto de proteínas, fibras, vitaminas, minerais, cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C e K, o feijão de corda ainda é um ótimo aliado nas dietas de emagrecimentos por ter um nível de gordura muito pequeno e um índice glicêmico bem baixo.

Entre as propriedades do feijão de corda , destaca-se o fato de ele possuir um índice glicêmico baixíssimo e poucas calorias. Além disso, ele é escasso em gorduras, se apresentando como um alimento bastante saudável para o dia a dia. Isso se confirma ao observarmos os seus nutrientes benéficos ao organismo.

Como vantagem para os agricultores, o feijão de corda possui ciclo curto, menor exigência hídrica, além de elevada rusticidade. Fatores que permitem a este grão ser cultivado em solos de baixa fertilidade. Os grãos do feijão de corda são ricos em aminoácidos, tiamina e niacina.

Azuki

Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contem uma quantidade muito menor do carboidrato, chamado de rafinose, que é responsável pela fermentação. Por isso, produz menos gases.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

feijão carioca

100g de feijão carioca fornecem, em média 76kcal.
Apesar de ser mais calórico que o feijão branco, o feijão carioca compensa pelo seu poder nutricional: ele é uma excelente fonte de ferro, cálcio e potássio.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

O feijão preto é abastecido com proteínas, minerais importantes e é também uma ótima fonte de fibras. Estas propriedades nutricionais tornam o feijão preto um alimento eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando a digestão e promovendo a saúde cardiovascular.