Qual a diferença entre febre e estado febril?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Qual a diferença entre estado febril e febre? A diferença está na temperatura associada a cada um desses quadros. O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

A febre é um mecanismo de defesa do corpo contra quadros de infecções. Por meio de circuitos fisiológicos e neuronais integrados, a temperatura do corpo é elevada para garantir a sobrevivência das células sob condições anormais no organismo1.

Após medir a temperatura, é necessário analisar o valor obtido. A febre pode ser classificada de acordo com a sua intensidade em leve, moderada e alta.

Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos. Basta notar algo de diferente no estado geral dos filhos para que a mãe leve uma das mãos à testa dos pequenos, meça a temperatura e diagnostique com precisão: febre.

A febre baixa, que compreende temperaturas entre 38,1º e 39º, não requer tratamento imediato quando o paciente apresenta bons sinais clínicos. Isso porque a variação da temperatura do corpo acima do normal, por si só, não indica uma infecção grave, sendo apenas um mecanismo de defesa do organismo contra a infecção.

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

O que é considerado febre?

  • Hipotermia: abaixo de 35,5º C.
  • Normal: entre 36º C e 37º C.
  • Estado febril: entre 37,1º C e 37,5º C.
  • Febre: temperatura anal por volta dos 37,8º C.
  • Hipertermia: acima de 38º C.

Normal – Em uma situação normal, as temperaturas centrais do corpo podem variar entre 36º C e 37º C (bebês), e de 35,4º a 37,2º C (crianças). Estado Febril – O estado febril é marcado por variações entre 37,1º C e 37,5º C (bebês), e entre 37,4º C e 38,9º C (crianças).

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

A maioria das febres em pessoas saudáveis é causada por uma infecção respiratória ou gastrointestinal devido a um vírus. Se pessoas com febre tiverem sinais de alerta. leia mais , elas devem consultar um médico imediatamente.

Febre sustentada - Temperatura constante , continuamente acima de 38ºC com pouca flutuação. Febre Remitente - Picos e quedas de febre sem retorno. (febris e normais) muitas vezes duram mais de 24h.

Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem: Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como "subfebril": entre os 37,5ºC e os 38ºC.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.