Qual a diferença entre fé e convicção?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Está escrito que a fé é a certeza do que esperamos e a convicção das coisas que nós não vemos.

«Tenho (a) certeza...» é mais afirmativa do que «Tenho por certo...». A convicção da pessoa que diz «Tenho por certo...» não é total; admite, até, uma ligeira dose de incerteza.

Convicções é o plural de convicção. O mesmo que: princípios, certezas, convencimentos, crenças, persuasões.

1 Convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção; credulidade, crença: “De fato, como ia ter no progresso e na ciência, ter nos técnicos e nos especialistas que, teoricamente, orientariam e dirigiriam o país, se os critérios e objetivos eram sempre traçados pelos interesses de alguns?” ...

Existem três tipos de convicções: Causa: quando acreditas que os resultados negativos são causados por fatores externos a ti. Significado: quando atribuis um significado negativo às tuas experiências. Identidade: quando acreditas que tens traços de identidade que te impedem de alcançar resultados positivos.

O conceito de ética da convicção se pauta por três princípios fundamentais, a saber: a ação é incitada pelos sentimentos e por um ideal; a ação não considera as consequências e, a ação inspira uma crença inabalável nos seus fins.

2 princípio, ideia, ideal, ideologia, concepção, conceito, opinião, valor, juízo, pensamento, consciência.

1 princípios, ideias, ideais, ideologias, concepções, conceitos, opiniões, valores, juízos, pensamentos, consciência. Exemplo: Ele nunca abre mão das suas convicções.

No fundo, convicção não se trata de algo concreto, mas de um sentimento de certeza sobre o significado de alguma coisa, isto é, se você acredita em algo, para você este algo é verdade. Este sentimento de certeza lhe permite explorar recursos que o ajudam a agir tal qual a sua crença, produzindo resultados desejados.

Forte confiança ou crença em alguma coisa: Tenho convicção de que serei aprovado no concurso.

A CONVICÇÃO, que faz parte de uma ferramenta de conscientização do funcionamento da mente humana, instrumento que utilizamos nas imersões em Coaching, é elemento determinante na consolidação da visão.

É considerado um homem de firme convicções políticas liberais, que defendia sempre as aspirações dos grupos sociais oprimidos e as instituições livres, sendo considerado o "Pai" da moderna Geografia, desenvolvendo diversas bases para a geografia física, como a climatologia, a botânica, a oceanografia e a geologia.

Crenças, Convicções e atitudes
Define-se por crença a firme convicção e a conformidade com algo. A crença é a ideia que se considera verdadeira e à qual se dá todo o crédito, ou seja, crença é tudo aquilo que você realmente acredita, seja isso uma verdade real ou não.

Nossa fé pode levar-nos a fazer boas obras, a obedecer aos mandamentos e a arrepender-nos de nossos pecados (ver Tiago 2:18; 1 Néfi 3:7; Alma 34:17). A fé pode ajudar-nos a vencer a tentação.

Sara cheia de fé
Sara é um exemplo de cumplicidade e fé inabalável. Já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida para cumprir suas obrigações familiares, com seu povo e, principalmente com Deus. Ela ficou sempre do lado de Abraão, que era seu marido, e o apoiou como grande parceira.

O Salvador disse: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda (…) nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Uma semente de mostarda é bem pequena, mas cresce até se tornar uma grande árvore. Como podemos aumentar nossa fé?

Uma crença é algo que você possui. Uma convicção é algo que possui você. Todos nós possuímos muitas crenças, mas poucas delas tornam-se convicções.

Nossas crenças nos sustentam como pessoas, são filtros pelos quais interpretamos o mundo e balizam nossas ações. São o que nos levam a tomar decisões com base no que chamamos de valores pessoais, são motivação ou desmotivação para encarar um desafio.

Os momentos que passamos com quem gostamos, desfrutar das oportunidades que aparecem na nossa vida, nos arriscar sem ter medo do que possa acontecer são algumas importantes convicções que devemos ter.

A ética da convicção é, para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir de sua posição como governante ou legislador.