Qual a diferença entre farol e farolete?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 18 votos

Enquanto os faróis possuem um alcance luminoso noturno maior que 10 milhas náuticas, os faroletes são menos abrangentes, com um alcance menor ou igual a 10 milhas náuticas.

A diferença básica entre eles é que os faróis iluminam o trajeto em locais de baixa visibilidade, como em viagens noturnas. Já as lanternas, sinalizam aos demais motoristas da via a presença do veículo, além de também informar operações como mudanças de direção e frenagem.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na resolução de número 14/1998, os faróis de milha, assim como os de neblina são considerados itens opcionais. E pelo fato de não serem itens obrigatórios eles são inválidos de multas.

O farolete, também conhecido como luz de posição, está localizado no farol dianteiro do carro, mostrando a posição do veículo. Este tipo de luz faz com que se tenha uma melhor noção do tamanho do veículo. Geralmente estão posicionadas nas laterais, na parte frontal e traseira de um veículo.

Quais são os tipos de faróis?

  • Principal ou convencional. Como o próprio nome diz, esse farol é a principal fonte de luminosidade de um automóvel, e tende a ser o sistema mais analisado pelo proprietário, pois é fácil perceber quando apresenta falha ou ineficiência. ...
  • De milha. ...
  • De neblina. ...
  • Halógena. ...
  • LED. ...
  • Xênon. ...
  • Laser.

Por que não pode mais trocar as lâmpadas halógenas por led? O luz de led é uma luz potente que pode iluminar mais, mas pode também causar acidentes ao atrapalhar a visão do condutor de um veículo que esteja no sentido oposto da via.

Consultar multas
Além de trazerem mais economia, as lâmpadas de LED para carros são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e mais resistente aos impactos e vibrações do carro. Porém o Contran determinou que em 2021 nenhuma alteração nos faróis será permitida.

Anteriormente, também se previa a utilização, no mínimo, das luzes de posição, sob chuva forte, neblina ou cerração (artigo 40, inciso IV, com infração prevista no artigo 250, inciso II); entretanto, a Lei n. 14.071/20 alterou esta regra, estabelecendo a exigência, nestes casos, da utilização do farol baixo.

Luz de posição (lanterna)

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

No caso do farol de milha, o nome remete a uma milha de distância (1,6 km). Na prática, ele costuma ficar entre 200 e 400 metros de alcance, ao passo que o farol alto comum costuma atingir no máximo 100 metros. O farol de milha costuma ter cerca de 80 cm de altura em relação ao chão.

Cores das Lâmpadas Permitidas em 2023
Farol de longo alcance: branca; Farol de luz baixa: branca; Farol de neblina dianteiro: branca ou amarela; Farol de rodagem diurna: branca.

A resposta é sim. Afinal, você estará infringido o artigo 230 (paragrafo XIII) do Código de Trânsito Brasileiro. Ele diz que ao “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”, o motorista está cometendo um infração grave. No caso, ele terá que pagar uma multa de R$ 195,23.

Tudo bem que a proibição sobre as lâmpadas com potência bem mais alta pode até ser certa. Já foi comprovado que isso pode sim provocar diversos acidentes. Contudo, quanto ao fato de ser do tipo branca, a legislação diz que as iluminações de farol precisam ser brancas.