Qual a diferença entre falar e dialogar?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos. Dialogar é contar experiências, é segredar o que está oculto no coração, é penetrar além da cortina dos comportamentos, é desenvolver inteligência interpessoal (Gardner, 1995).

20 sinônimos de dialogar para 2 sentidos da palavra dialogar: Conversar: 1 conversar, papear, falar, conferenciar, discutir, debater, cavaquear, fofocar, palestrar, palavrear, contatar, piar, entrevistar, ventilar.

O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado. O acordo é a condição e ao mesmo tempo o fim do diálogo.

Estabelecer diálogo é fundamental para a conexão real. Dialogar é abrir espaço para o outro, deixar que pessoas diferentes adentrem nosso território. É também explorar o território alheio.

O diálogo conecta ideias e constrói conexões entre pessoas.

O verbo “falar” está ligado à capacidade que o ser humano possui em se “comunicar por intermédio das palavras”, isto é, pela fala. Já o verbo “dizer” está conectado à ideia de informar ou transmitir alguma coisa que faça sentido e tenha lógica.

Daí o comentário nada lisonjeiro “falou, falou, mas não disse nada.” Falar não equivale a dizer, afirmar, declarar, mas a dizer palavras, expressar-se por meio de palavras: Ele fala várias línguas.

A fala é o som articulado e moldado pela garganta, dentes, língua, bochechas e lábios. A voz é o som produzido pelo ar que passa pelos pulmões na laringe e vibra as pregas vocais A fala é a articulação do som como auxílio dos orgãos fonoarticulatórios, sendo eles dentes, língua, bochechas e lábios.

O diálogo é o oposto da discussão, quando esta se torna destrutiva.

A palavra diálogo provém do vocábulo grego diálogos por intermédio do vocábulo latino dialogu-. A palavra original grega foi formada pelo elemento dia-, que significa «por intermédio de», e por logos, que significa «palavra». No conjunto, a palavra grega diálogos significa «conversa» e «conversação».

Etimologicamente o termo "Diálogo" resulta da fusão das palavras gregas dia e logos.

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

Como resolver problemas com diálogo?

  1. Esfrie a cabeça. Não é uma boa ideia dialogar quando se está com as emoções à flor da pele. ...
  2. Não traga problemas do passado. ...
  3. Mude o seu jeito de falar. ...
  4. Não esconda sentimentos. ...
  5. Converse em tempo hábil. ...
  6. Se expresse com tranquilidade. ...
  7. Não se apegue ao problema.

A falta de comunicação gera brigas, falta de respeito e contribui significativamente para que o relacionamento vá ladeira abaixo. O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.

Não interrompa quem fala
Além de ser uma tremenda falta de educação, interromper quem está falando soa como falta de interesse no assunto. Por mais que o tema esteja desinteressante para você, deixe o outro acabar de concluir seu raciocínio.