Qual a diferença entre extorsão e coação?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

“O crime de extorsão tem como elementos constitutivos o emprego de violência física ou moral, a coação, daí resultante, a fazer, tolerar ou omitir alguma coisa e a intenção de obter, para si ou para outrem, indevida vantagem econômica.

Como define o Código Penal, o crime de extorsão existe quando alguém busca adquirir algum tipo de vantagem de outra pessoa por meio de violência ou grave ameaça. É importante salientar que nem sempre essa vantagem necessita ser financeira. Pode ser também ao obrigar a vítima a fazer algo, como sexo, por exemplo.

A extorsão precisa de uma complementação por trás (como sequestro, tortura ou qualquer outra forma de coação) enquanto a chantagem dispensa completamente qualquer imposição.

A primeira novidade é para os chamados crimes leves, com pena de até quatro anos de prisão. Na lista estão extorsão, furto simples, maus tratos e formação de quadrilha. O delegado aplica a fiança de até R$ 54 mil.

Classificam-se duas formas de coação, a coação física (vis absoluta) e a coação moral (vis compulsiva).

A gravação da própria conversa sem o conhecimento de um dos interlocutores pode ser usada para provar ato de coação. A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação de uma supervisora da Fininvest por coagir uma funcionária a prestar declaração falsa em ação trabalhista contra a empresa.

1 ameaça, cerceamento, imposição, coerção, coibição, constrangimento, força, intimidação, opressão, repressão, tirania, violência.

Para que se configure a coação, deve-se conter os seguintes elementos: a ameaça deve ser a causa determinante do ato, deve ser grave, injusta, atual ou iminente, que traga justo receio de grave prejuízo e que o prejuízo recaia sobre a pessoa, seus bens, a pessoa de sua família ou aos bens desta.

Coação consiste na ação de coagir, ou seja, forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade. Do ponto de vista jurídico, o crime de coação é caracterizado como o ato de agir com pressão ou violência (física ou verbal) perante outra pessoa, com o propósito de obter algo contra a vontade desta.

Significado de Coagido
[Jurídico] Que foi alvo de algum tipo de coação; que foi constrangido a fazer alguma coisa para alguém, por meio da força, intimidação ou violência: a testemunha foi coagida a depor contra a mãe. Etimologia (origem da palavra coagido). Particípio de coagir.

Significado de Extorsor
substantivo masculino Aquele que pratica extorsão, que ameaça por meio de chantagens ou agressão física para conseguir o que deseja da vítima; extorsionista, chantagista. Etimologia (origem da palavra extorsor). Do latim extorsum 'estorquir' + or.

Significado de Extorsionário
substantivo masculino Algo ou alguém que pratica extorsão - chantagista. Etimologia (origem da palavra extorsionário). De extorsão extorsion + ário.

O iter criminis da extorsão apresenta os seguintes elementos, que consubstanciam três momentos típicos relevantes: 1º) conduta de constranger o sujeito passivo mediante violência ou grave ameaça; 2º) comportamento da vítima, fazendo, tolerando que se faça ou deixando de fazer alguma coisa; 3º) intuito de obtenção da ...

Extorsão indireta é o ato de exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro. O objeto jurídico é tutelar-se do patrimônio, assim como a liberdade individual da vítima.

“Caso seja violada, minha orientação é a vítima, preferencialmente acompanhada de um advogado, procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e digitais e registrar um boletim de ocorrência. A pessoa que está extorquindo será chamada para prestar esclarecimento.

O PL 4227/20 prevê que será hedionda a extorsão nas seguintes situações: cometida por duas ou mais pessoas; qualificada pelo resultado lesão corporal grave ou morte; qualificada pela restrição da liberdade da vítima; cometida com emprego de arma de fogo.

Quais são os crimes inafiançáveis? A Constituição Federal determina que crimes hediondos, assim como tortura, tráfico de drogas ilícitas, terrorismo e racismo, são inafiançáveis e não podem receber anistia.

A ação penal cabível no crime de extorsão também é a pública incondicionada.