Qual a diferença entre exame de glicose e glicemia?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O exame de glicemia é o mesmo que exame de glicose. Ou seja, é apenas uma outra denominação para o mesmo procedimento para analisar a concentração da substância no sangue. Ou seja, ele ajuda, também, no controle da hiperglicemia e da hipoglicemia.

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

Teste de tolerância oral à glicose ou curva glicêmica
Também conhecido como exame da curva glicêmica, o teste de tolerância à glicose avalia o funcionamento do organismo quando é exposto a várias concentrações de glicose, calculando a glicemia antes e após o paciente beber um preparo açucarado.

Níveis de glicose normal em jejum
O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

Preparo do exame de glicemia
O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.

O exame de glicose é feito por meio de uma amostra de sangue do paciente, coletada por punção venosa, geralmente de uma veia do braço, que é feita em segundos.

Exame de glicemia
Através da análise da coleta de sangue é possível identificar a diabetes por meio de níveis elevados de glicose, distúrbio chamado hiperglicemia. O paciente precisa fazer jejum de 8 horas antes de estimar a quantidade de glicose no sangue. Caso contrário, o exame pode apontar falsos resultados.

Glicemia de jejum (GJ): este exame é realizado através de uma única coleta de sangue com 8 horas de jejum. – Teste oral de tolerância à glicose (TOTG): este exame é realizado através de duas coletas. A primeira, com jejum de 8 horas.

O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é o principal exame indicado na hora de investigar o diabetes, por não necessitar de jejum.

Glicemia Colesterol Total
O exame de glicemia mede a quantidade de glicose no sangue, detectando a hipo e a hiperglicemia, ou seja, se há pouco ou muito açúcar no sangue. Esse exame é muito utilizado no diagnóstico do diabetes.

Exame de sangue que detecta o diabetes
Para detectar o diabetes, deve-se realizar o exame chamado glicemia de jejum. Um resultado normal para a glicemia deve estar entre 60 e 99 mg/dl. Caso o resultado fique entre 100 e 125 mg/dl, pede-se o teste oral de tolerância à glicose.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).

Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.