Qual a diferença entre espírito encarnado e desencarnado?

Perguntado por: ecarvalho3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A doutrina espírita ensina que a alma é o espírito encarnado e o espírito é a alma desencarnada. Os espiritualistas não reencarnacionistas creem na vida após a morte, mas preferem agir como se fossem materialistas, pois esse assunto é tabu para eles.

Desencarnação ou desencarne é o termo utilizado pela Doutrina Espírita para designar o processo em que o espírito é desligado do corpo físico e retorna ao plano espiritual. Este desligamento se dá quando ocorre a morte do corpo material.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Já que falamos encarnar, encarnado e encarnação, falamos corretamente desencarnar, desencarnado e desencarnação. Estas sim encontram respaldo nos melhores dicionários, significando o ato ou efeito de desencarnar, deixar a carne, passar para o mundo espiritual, morrer.

Muitas vezes, até, seguem juntos na mesma encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam pelos que se acham em cativeiro.

Quando tentamos compreender o significado dos termos “encarnação” e “reencarnação”, logo concluímos que encarnar é entrar em corpo carnal e reencarnar é retornar à vida em outro corpo, sucessivas vezes, o que para a Igreja Católica significa a ressurreição dos corpos no dia do juízo final.

Dessa forma fica claro que não há órgãos no perispírito, como se entende um órgão no corpo físico, no qual desempenha uma função. Assim, o Espírito pode apresentar-se com dois braços, com tórax e abdômen que tem dentro elementos aparentemente orgânicos, como um coração, um estômago; mas o coração não bombeia sangue.

A maneira mais confiável de verificar lembranças de vidas passadas é fazendo uma consulta com um especialista em mediunidade. Isso porque esse tipo de profissional saberá o que procurar e, principalmente, como acessar o que precisa ser visto.

Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas. Se essas informações fossem necessárias você se lembraria por conta própria. Quando você entra em um centro espírita, você não recebe a solução mágica para resolver seus problemas.

Faça contato visual, segure suas mãos e deixe que seu ente querido se expresse. Ainda, é importante evitar tocar em assuntos muito delicados. Não é preciso esconder toda a verdade, mas em alguns casos também é preciso prezar pelo conforto emocional da pessoa.

Desencarne é o termo que muitos espíritas se utilizam para falar de morte, deixar a carne, passar para o mundo espiritual. O correto porém é desencarnação, um processo de desligamento do espírito do corpo físico. A palavra desencarne não existe, da mesma forma que não existe encarne.

De acordo com o portal The Conversation, sentir a presença de alguém mesmo que tenha morrido é totalmente normal. Muitas vezes, essa sensação pode ser até reconfortante. "Muitas pessoas já ouviram falar nos estágios do luto e fazem uma falsa suposição de que ele é linear", acrescentou a Dr. Forti.

Essa respiração pode continuar por horas e frequentemente significa que a morte ocorrerá em horas ou dias. No momento da morte, pode acontecer que alguns músculos se contraiam e que o peito se mexa como se estivesse respirando.

Neste momento, a única forma de solicitar a mensagem de seu ente querido é pela Ficha Virtual da Psicografia, que pode ser acessada pelo computador, notebook, tablet e celular. O formulário se adapta automaticamente ao tipo de equipamento que a pessoa está utilizando.