Qual a diferença entre espada-de-são-jorge e espada de Iansã?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A espada-de-são-jorge e a lança-de-são-jorge, por levarem o mesmo nome, estão associadas à proteção das casas, enquanto a espada-de-santa-bárbara atua na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo. Na umbanda, representa a orixá Iansá, que também é conhecida pela garra e capacidade de reger espíritos.

Elas amenizam, limpam e equilibram a energia negativa e também provocam um movimento da energia para algo que esteja buscando como, por exemplo, ter mais ânimo, ter mais foco, ter mais sorte no movimento sobre algo em sua vida.

Originária da África, a espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata e que também é chamada de espada de Ogum, é considerada uma planta protetora, como a arruda e a aroeira, por exemplo. Porém, não é o tipo de planta utilizado no jardim vertical.

Espada Iansã - Níquel e Vermelha - 40mm.

Conhecida pela proteção contra o mau-olhado, a espada de santa barbara é de fácil cuidado e muito versátil. Além disso, ela também purifica o ar eliminando toxinas presentes nele. Dê uma olhada abaixo nos cuidados para cada tipo de ambiente.

A planta espada-de-são-jorge também é conhecida pelos nomes de espada-de-ogum, espada-de-santa-bárbara, língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria. Originária da África e da família das Dracaenas, o seu nome científico é Sansevieria trifasciata.

Dracaena Trifasciata

A espada de Santa Bárbara é apenas uma das tantas variedades das Sansevierias e seu nome científico é Dracaena Trifasciata. É uma planta herbácea, suculenta e perene. As folhas formam uma roseta principal, são planas, grossas, coriáceas, em forma de espada, porém suas folhas possuem uma coloração amarelada.

O nome científico Dracaena trifasciata pode causar certo estranhamento, mas as folhas em formato de espada, com bordas amareladas da raiz à pontas, são velhas conhecidas dos brasileiros. A espada-de-santa-bárbara, assim como sua parente espada-de-são-jorge, trocou recentemente de gênero, de Sansevieria para Dracaena.

A espada-de-são-jorge e a lança-de-são-jorge, por levarem o mesmo nome, estão associadas à proteção das casas, enquanto a espada-de-santa-bárbara atua na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo.

Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz. Não destruam minha paz de espírito.

Como toda grande guerreira, Iansã tem entre seus símbolos uma espada, que usa para guerrear e se proteger. Também usa um eruexin, instrumento confeccionado a partir do rabo de animais como búfalo ou boi.

Viu só como a espada de ogum é uma ótima opção de planta para ter em casa? Por isso, considere colocar pelo menos um vaso com ela para pedir proteção e prosperidade para você e sua família. Afinal, nunca é demais pedir por boas energias.

A planta Espada de São Jorge para que serve como amuleto contra energias negativas, servindo assim como um “escudo” para a casa. Além disso, ela representa prosperidade, principalmente quando apresenta bordas amareladas. A planta pode ser colocada em todos os cômodos da casa.

Dieffenbachia picta

Uma planta bastante conhecida pelo seu uso ornamental é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta). Essa planta tóxica da família Araceae possui folhas vistosas com manchas esbranquiçadas características, frutos na forma de baga e flores em espádice.

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. Quarta-feira é o dia certo para fazer qualquer oferenda a Iansã. Depois de pronta, deixe sua guia por duas horas em copo com água e sal e coloque para secar ao sol por meia hora.

Iansã – amarelo
Por causa de seus raios, esse orixá foi relacionado à cor amarela.

Herbácea perene, acaule, de 70-90 cm de altura. Suas folhas são espessas, de cor verde escura no centro e amarela na borda toda.