Qual é a diferença entre o espaço geográfico e a paisagem?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem. A paisagem é a parte visível do espaço geográfico, portanto, reúne os elementos naturais e artificiais da superfície terrestre.

A paisagem geográfica, assim, pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem captar ou perceber e interpretar. A paisagem representa todos os componentes do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber.

A paisagem é a dimensão do espaço caracterizada pela morfologia e pelas representações ou significações humanas e sociais; o território é particularizado pelas relações de poder e de produção; a região pela fragmentação e articulação do espaço total visando a sua gestão; e o lugar pela afetividade e pelas relações ...

Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada depaisagem humanizada” ou depaisagem geográfica”.

Tipos de espaço geográfico
Não existe uma tipologia específica de espaços geográficos, uma vez que estes podem ser de tantos tipos quanto possuírem características. No entanto, normalmente é distinguido, com base no grau de participação humana na formação de um determinado espaço, entre: Áreas geográficas intervieram.

Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

O espaço é a síntese, sempre provisória, entre o conteúdo social e as formas espaciais (SANTOS, 2002, p. 107-109). A paisagem é considerada uma forma e o seu conteúdo é social, ou melhor, o conteúdo de determinada forma é atribuído pelos homens pela objetivação do trabalho na matéria.

Veja exemplos de paisagem
As paisagens naturais são aquelas formadas por elementos da natureza que não sofreram alteração através do ser humano. No grupo de paisagens culturais ou antrópicas podemos citar como exemplo os centros urbanos e também as plantações agrícolas das zonas rurais.

Os exemplos de espaço geográfico envolvem qualquer porção da superfície terrestre transformada por meio da ação humana. Sendo assim, paisagens tipicamente humanas, como uma cidade, e até mesmo paisagens com a presença de elementos naturais, como uma plantação, são exemplos de espaço geográfico.

Assim, como objeto do interesse da pesquisa, a paisagem pode ser entendida como o produto das interações entre elementos de origem natural e humana, em um determinado espaço. Estes elementos de paisagem organizam-se de maneira dinâmica, ao longo do tempo e do espaço.

A natureza e a sociedade, por meio de uma relação indissociável, são os dois elementos que formam o espaço geográfico.

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna. Contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais.

Espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia, e por isso a importância da sua compreensão. Pode ser definido como o resultado da ação humana sobre a natureza. O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia, e por isso é tido como um dos conceitos-chave dessa ciência.

Para o estudo do espaço geográfico, os geógrafos se utilizam de quatro categorias analíticas principais, além da própria concepção de espaço, a saber: território, paisagem, lugar e região.

Espaço Geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana. Em outras palavras, o Espaço Geográfico é toda a superfície da Terra. Há diversos espaços geográficos onde se encontram inúmeros elementos naturais e artificiais.

Paisagem natural é uma área inalterada ou que sofreu pouca interferência antrópica. Ela pode ser estática, como as montanhas, ou dinâmica, como as florestas. A paisagem natural apresenta elementos essencialmente naturais.

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade. Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções. A paisagem que vemos hoje já pode ter passado por um processo de modificação possivelmente em decorrência do uso dado a ela.

Numa paisagem, encontramos elementos naturais, que são próprios da natureza e elementos culturais, que foram criados pelo ser humano. Por isso, as paisagens são classificadas em dois tipos: paisagem natural e paisagem cultural (também chamada artificial ou humanizada).