Qual a diferença entre escribas e fariseus?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Os escribas são homens impuros, incapazes de fazerem dom de si mesmos a Deus e ao próximo. Atualmente esta profissão não é denominada como nos tempos antigos, mas não podemos garantir que suas características ainda continuam a se revelar nos grandes templos, em frente a potentes câmeras e aquecidos grupos sociais.

Os escribas e fariseus em tudo criticavam Jesus, pois o julgavam liberal demais, inclusive durante um banquete na casa de Mateus, apóstolo de Jesus que antes era um cobrador de impostos, questionaram o motivo de Jesus sentar-se e comer com cobradores de impostos e pecadores, ao que Jesus prontamente lhes respondeu: “ ...

A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.

1. Doutor da lei (entre os judeus). 2. Notário; escrivão.

Além disso, os fariseus eram contrários ao culto exclusivo no Templo, eles ensinavam que o judaísmo devia ser vivido nas próprias comunidades, ou seja, nas sinagogas, através dos debates sobre os ensinamentos de Deus.

15 Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um aprosélito; e depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais bdo que vós.

Os escribas e fariseus da época de Jesus era assim também. Eles eram famosos por sua “justiça”. Eles calcularam que a Lei continha 248 mandamentos e 365 proibições, e tentaram obedecer a todos eles.

Acreditando sempre que os judeus eram o povo escolhido de Deus, e que Ele comandava a sua História, os fariseus defendiam com unhas e dentes a tradição judaica, acdreditanto piamente que eram o povo escolhido e Deus cuidaria deles acontecesse o que acontecesse.

Pilatos soltou Barrabás, e entregou Jesus aos soldados para ser açoitado.

Jesus disse oito vezes essa palavra em Mateus 23:13–16, 23–32 em relação aos escribas, fariseus e hipócritas. A cada vez, Ele explicou por que eles iriam sofrer.

5 sinônimos de fariseu para 2 sentidos da palavra fariseu: 1 falso, dissimulado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 charlatão, fingido, hipócrita.

Resposta: Essa palavra vem do Latim eclesiástico PHARISAISMUS, do Latim PHARISAEUS, do Grego PHARISAIKOS, do Hebreu P'RISHAYYA, relativo ao verbo PARUSH, “separar”.

Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada.

Jeremias 36 relata que o Senhor ordenou a Jeremias que escrevesse todas as profecias que ele tinha feito contra Israel, Judá e outras nações. Como Jeremias estava preso, um escriba chamado Baruque escreveu todas as profecias de Jeremias e leu-as nos degraus do templo.

Era uma profissão muito desejada, pois pelo escriba passavam toda a contabilidade do lugar onde trabalhava ou do seu senhor, além de ajudar o faraó, recebendo os impostos e tributos, entre outras formas de administração fiscal.