Qual a diferença entre epístola e livro?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Uma epístola é uma carta de correspondência entre duas ou mais partes. Uma epístola é geralmente a mesma que uma carta. Mas uma epístola é mais formal e uma carta é mais pessoal. Foi o formato em que vários livros do Novo Testamento foram originalmente escritos.

O mesmo que cartas, correspondências. Exemplo de uso da palavra Epístolas: A bíblia possui epístolas. Daniel Conegero. As Epístolas Gerais na Bíblia são as oito cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo.

A carta é algo mais pessoal, escrita diretamente a uma pessoa ou comunidade, sem uma finalidade ulterior. A epístola, ao invés, visa um público mais amplo; tem como objetivo não somente aquele público imediato, mas gostaria de ser difundida a toda os cristãos.

2 sinônimos de epístola para 1 sentido da palavra epístola: 1 carta, missiva.

São cartas escritas com a finalidade de dirigir, aconselhar e instruir nos seus primeiros desenvolvimentos as igrejas recém-formadas ou para ajudar os responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.

c) Epístolas - São 21 cartas, e vão de Romanos a Judas.

o livro de Gênesis

Porém, é mais amplamente aceito nas tradições judaica e cristã, que o livro de Gênesis foi o primeiro livro bíblico a ser escrito. Contudo, não é difícil encontrar pessoas que acreditam que outros livros bíblicos foram escritos antes de Gênesis.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Conheça o Apóstolo São Paulo
Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon.

Na sequência dos Atos dos Apóstolos, a Bíblia traz as cartas ou epístolas. Alguns se dividem em epístolas de Paulo e epístolas Gerais. Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.

Apocalipse

O último livro do Novo Testamento, chamado de Apocalipse, que significa “Revelação”. Foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos e teve revelações de Jesus Cristo, sobre a realização dos planos de Deus para a história e sobre o Final dos Tempos.

Elas podem ser apresentadas em três critérios para sua classificação: ordem canônica, ordem temática e cronológica. Tanto o texto grego quanto o latino, seguido de várias traduções, incluindo a Bíblia de Jerusalém, apresentam as cartas paulinas de acordo com a dimensão de cada uma delas.

Quem escreveu esse livro? A epístola declara que o autor é “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).

A epístola a Tito foi escrita por Paulo (ver Tito 1:1).