Qual a diferença entre entrada e antepasto?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Para esclarecer, a chef Manuela Buffara, explica que não existe diferença entre os termos. Apenas a entrada se diferencia do restante, por ser o primeiro prato antes da refeição principal. “Couvert, antepasto e aperitivo é o que se experimenta antes de começar toda refeição.

O termo antepasto vem do italiano antipasto e significa “antes da refeição”.

Uma entrada no serviço de mesa francês moderno e em grande parte do mundo anglófono (exceto nos Estados Unidos e em partes do Canadá) é um prato servido antes do prato principal de uma refeição. Um prato principal é o prato principal ou principal de uma refeição que consiste em vários pratos.

Qual a diferença entre couvert e entrada? Para esclarecer, a chef Manuela Buffara, explica que não existe diferença entre os termos. Apenas a entrada se diferencia do restante, por ser o primeiro prato antes da refeição principal. “Couvert, antepasto e aperitivo é o que se experimenta antes de começar toda refeição.

Hoje, a prática mais comum é servir uma bela cesta de pães com 2 ou 3 tipos de patês para poder incrementar o couvert e justificar o seu valor.

Após ter sido servida a entrada, a empregada arruma a mesa, deixando-a limpa, para que passe a ser servido o prato principal e, por fim, a sobremesa.

É possível compactuar com uma ordem lógica mais tradicional com um modelo de cardápio, por exemplo, seguindo:

  • Entrada;
  • Aperitivos;
  • Prato principal;
  • Bebidas;
  • Sobremesa.

As ENTRADAS são a “carta de apresentação” de um cardápio: é o que “aparece” em primeiro! Por isso, é essencial que sejam impecáveis, para causar uma ótima impressão, logo de cara!

6º, III do CDC, de maneira clara e ostensiva, preferencialmente na entrada no estabelecimento, sobre a cobrança do couvert, bem como do seu valor. Do contrário, o consumidor não será obrigado a pagar por esse serviço, conforme dispõe o parágrafo único do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Um menu degustação é bastante trabalhoso de se preparar, pois, ao oferecer entrada, prato principal e sobremesa de uma vez só, uma única mesa acaba usando a cozinha inteira. Em casos em que você oferece uma sequência de quatro pratos diferentes pode ser ainda mais trabalhoso.

Couvert Artístico: Lei Federal
O couvert artístico é cobrado quando há atrações artísticas no estabelecimento. Por isso, a música ambiente do lugar, por si só, sem algum artista no local, não justifica cobrança.

Ao trocar os pratos, o prato usado deve ser sempre retirado pela esquerda, e o limpo colocado pela direita. Já a sobremesa, se for servida à mesa, deve ser colocada pela esquerda. Antes de servi-la, o empregado limpa a mesa, retirando tudo, menos os copos.

As senhoras são servidas primeiro. à Inglesa Indireto - para este serviço a arrumação da mesa pode se limitar aos talheres, copos, guardanapos e souplats. O prato principal fica na mesinha auxiliar ao lado da mesa do convidado onde é preparado o prato.

Em jantares formais, tradicionalmente, aguarda-se o término da sobremesa e, em seguida, os convidados são levados até outro ambiente onde o café é servido, acompanhado de petit fours, chocolates e outros doces variados, podendo, ainda, ser seguido de licores ou conhaque, conforme a preferência de cada um.

Sem apresentações no momento do consumo
O consumidor não pode ser cobrado por um serviço que não acontece enquanto ele está no estabelecimento. Por isso, cobrar pelo couvert artístico de uma apresentação que ainda vai acontecer ou que já acabou é uma prática abusiva.