Qual a diferença entre endocrinologista e nutrólogo?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Assim como os medicamentos prescritos pelos médicos especialistas, uma alimentação balanceada é fundamental. Com isso, o endocrinologista corrige, a curto prazo, os sintomas e evolução da doença, enquanto o nutrólogo acompanha uma mudança de hábitos alimentares e de vida do paciente, buscando uma solução permanente.

Nutrólogo e endocrinologista são profissionais formados em Medicina, com especialização nas respectivas áreas. Eles são habilitados para solicitação de exames diagnóstico e prescrição de medicamentos. Já o nutricionista é formado em Nutrição e foca na dieta, planejamento e reeducação alimentar.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Excesso de pelos em mulheres. Dificuldade em ganhar ou perder peso. Glicemia ou colesterol alterado em exames. Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista.

bioimpedância

Ainda na mesma consulta, sem sair do consultório, o nutrólogo realizará o exame de bioimpedância, que muito mais do que o peso, aponta fatores como taxa metabólica basal, relação cintura/quadril, obesidade oculta, IMC, percentual de gordura corporal dividido em músculo esquelético, massa gorda e massa magra, além da ...

endocrinologista

O endocrinologista é um médico habilitado e, portanto, pode prescrever medicamentos para auxiliar no processo de perda de peso.

Na primeira consulta com o nutrólogo, o especialista se dedicará a entender os motivos que levaram o paciente a se consultar com esse profissional, uma vez que isso influenciará diretamente na abordagem terapêutica proposta.

Nutrologia como aliada do emagrecimento
Ao contrário do nutricionista, o nutrólogo pode prescrever o uso de medicamentos complementares para emagrecer. Mas, atenção: isso só é feito após uma análise minuciosa do caso do paciente e a partir do diagnóstico de obesidade.

Sem dúvidas o profissional indicado para elaborar um plano alimentar individualizado é o nutricionista, você será capaz não só de obter o emagrecimento mas melhor qualidade de vida, saúde como um todo.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

No primeiro encontro com o médico, ele perguntará sobre todo o histórico clínico do paciente, irá examiná-lo fisicamente e levantar informações, como peso e medidas corporais. Por fim, solicitará exames para comprovar ou descartar suas hipóteses de problemas endócrinos.

Quando procurar o endocrinologista? É muito importante que todos realizem consultas de rotina com este médico para prevenir doenças e até mesmo um câncer que pode surgir. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente.

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.

endocrinologista

O médico para tratamento hormonal pode ser o endocrinologista, responsável pelas condições relacionadas ao sistema endócrino, mas também o dermatologista e o nutrólogo.

Assim, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

Mas o excesso desse hormônio no corpo também é o responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, a famosa barriguinha. Para evitar o excesso de insulina, o Endocrinologista pode receitar medicamentos que atuarão nesse controle.

Muitos acabam procurando um endocrinologista para isso. Na verdade, o médico endocrinologista pode auxiliar no processo de emagrecimento quando a pessoa apresenta problemas de saúde que dificultam a perda do peso ou, até mesmo, o seu ganho. É o caso, por exemplo, de problemas hormonais como a tireoide ou obesidade.