Qual a diferença entre emissão e expedição?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Há alguma diferença entre Data de Emissão e Data de Expedição? A data de emissão é a mesma coisa que a data de expedição. Alguns documentos utilizam a expressão “data de emissão” para representar o período em que determinado documento, por exemplo, foi emitido.

Significado de Emissão
substantivo feminino Ação de emitir, de produzir, de transmitir, de entregar à circulação; difusão: emissão de luz, emissão de gases poluentes. Publicação ou expedição de um documento: emissão de nota promissória. [Telecomunicação] Difusão pelo rádio ou pela televisão: emissão televisiva.

A data de expedição pode ser entendida como o último contato do produto com o armazém, antes de sua saída para entrega.

Assim, podemos dizer que o setor de expedição é o responsável por garantir que o produto comprado chegue até o consumidor. Isso vale tanto para e-commerce, quanto para empresas que vendem para indústrias, entre outros. Conheça mais sobre o setor de logística e entenda como essa equipe trabalha.

Essas expedições são, geralmente, classificadas em duas categorias:

  • expedições exploradoras, destinadas ao reconhecimento e mapeamento do território;
  • expedições guarda-costas, destinadas a proteger as referidas terras de possíveis investidas de exploradores de outras nacionalidades.

1 envio, remessa, despacho, emissão, distribuição, remissão, entrega.

Depois de expedida, deverá ser encaminhada ao representante do ente público que perdeu a ação e que é o responsável pelo seu pagamento. De acordo com a lei 10.259 de 2001, as Requisições de Pequeno Valor devem ser pagas em até 60 dias corridos. E esse prazo, na maioria das vezes é respeitado.

Esse documento é expedido normalmente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado. Por exemplo: SSP/SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Além da SSP, o RG pode ser emitido por outros órgãos, como a Diretoria de Identificação Civil (DIC).

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.

Quem já se perguntou o que é órgão emissor do RG, entenda que ele é um órgão público. Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

A data de emissão representa o dia, mês e ano em que um documento foi expedido pela entidade emissora.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

A validade no novo RG vai variar de acordo com a idade da pessoa. Quem tem até 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Entre 12 e 59 anos, validade de 10 anos. A partir de 60 anos, validade por tempo indeterminado.

Os processos de expedição logística sucedem as etapas de recebimento e separação, e são divididos em cinco etapas: planejamento, organização, documentação, acondicionamento e carregamento.