Qual a diferença entre edema e inchaço?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Edema é o termo médico usado para referir-se à retenção de fluidos no corpo, isto é, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo, tornando-os inchados.

Um edema pode acontecer por diversos motivos, que vão desde o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, fazendo com que certos líquidos escapem dos vasos por meio de um processo de osmose, a até mesmo serem o resultado direto de um consumo excessivo de alimentos com sódio, causando uma retenção de líquido.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Quando o inchaço é preocupante? O inchaço deve causar preocupações quando se mantem por mais de 1 dia ou se é acompanhado de outros sintomas, como dificuldade para caminhar e vermelhidão. Nesse caso, é indicado procurar auxílio médico.

Primeiramente, edema é definido como acúmulo de líquidos no corpo. A maioria dos casos ocorre no LEC, porém pode haver no líquido intracelular (LIC).

As pessoas que sofrem desse mal, no geral, possuem um inchaço em uma ou ambas as pernas, podendo atingir uma parte ou a totalidade do membro. O edema pode se instalar rapidamente ou progressivamente, podendo ser doloroso e acompanhado de formigamentos, rigidez e ulceração da pele.

Se você sofre com a retenção de líquidos, o primeiro passo é evitar o consumo excessivo dos alimentos que a provocam, principalmente os ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods.

Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema. O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas.

Reparil Gel está indicado para o alívio de inchaço (edema), vermelhidão (rubor) e dor localizados, causados por trauma e inflamação.

Quando o inchaço se torna recorrente e não diminui com manobras como deixar as pernas elevadas por um certo período de tempo, é necessário buscar ajuda médica de um cirurgião vascular para poder avaliar as causas e possíveis tratamentos.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

Quando estas causas não são tratadas adequadamente, podem levar ao aparecimento de edema pulmonar, em que os líquidos se acumulam no pulmão.

Melhor chá para desinchar pernas

  1. Chá de Salsa. Essa planta é bem eficiente como chá para desinchar as pernas. ...
  2. Chá de Cavalinha. As infecções nos rins são combatidas com mais facilidade quando contam com a ajuda da cavalinha. ...
  3. Chá de Hibisco. ...
  4. Carqueja. ...
  5. Guabiroba.

VENORUTON reduz o inchaço e alivia os sintomas comuns associados como pernas doloridas, cansadas, pesadas, inquietas, parestesia (ardor ou sensação de formigamento) e cãibra. É recomendado que tais pacientes também façam uso de meias elásticas; nestes casos, VENORUTON promove um melhor benefício.

Algumas formas principais de acabar com a retenção de líquido e desinchar incluem:

  1. Tomar chás diuréticos. Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são: ...
  2. Fazer exercício físico. ...
  3. Cuidados com a alimentação. ...
  4. Fazer drenagem linfática. ...
  5. Tomar remédios diuréticos.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.