Qual a diferença entre DRE contábil e gerencial?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Qual a diferença entre DRE gerencial e DRE contábil? O principal objetivo da DRE contábil é o cumprimento dos requisitos legais e fiscais, conforme a Lei nº 6.404. Independentemente do porte da organização, os elementos determinados em uma DRE são estabelecidos por lei, sem margem para a personalização do conteúdo.

A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

Mais conhecido como DRE Gerencial, esse documento reúne informações que indicam a real saúde de qualquer tipo negócio empresarial e é a principal ferramenta de gestão financeira em uma loja.

Resposta: A. A utilização da DRE é meramente gerencial, sendo flexível de acordo com as necessidades dos gestores (dados qualitativos e quantitativos).

A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.

A contabilidade gerencial tem como função fornecer um demonstrativo real da situação financeira e patrimonial de uma empresa. Com acesso a esses dados, é possível verificar se houve crescimento ou declínio, bem como analisar os fatores que contribuíram para isso.

A contabilidade gerencial como Sistema de Informação Contábil (SIC) A contabilidade gerencial é um campo da área contábil que busca fornecer aos administradores, os aspectos e as informações necessárias para eles poderem tomar as decisões corretas para as suas empresas.

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

O Fluxo de Caixa permite uma análise em curto prazo e a DRE possibilita um controle periódico de longo prazo da situação empresarial. O Fluxo de Caixa permite que você acompanhe o dinheiro disponível no caixa da sua empresa.

O Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) é uma declaração obrigatória para todas as empresas e deve ser assinada por um contador certificado.

Dentre as principais demonstrações estão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Valor Adicionado (DVA), Notas explicativas.

Estrutura básica para DRE
A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.

O que é contabilidade gerencial
Na contabilidade aplicada à gestão empresarial o profissional participa em ações como precificação de produtos, controle de despesas, cálculo de retorno sobre investimento em marketing etc.

Características da contabilidade gerencial
É focada no futuro; Fornece apenas informações, cabendo aos gestores analisar os dados e tomarem decisões; Não segue regras, apenas se preocupa com a informação que é altamente útil para a gestão; Não possui formas definidas.

As funções da contabilidade gerencial em uma empresa

  • Fornecimento de dados. A contabilidade gerencial serve como uma fonte vital de dados para o planejamento financeiro da empresa. ...
  • Tomada de decisão. ...
  • Previsão de fluxos de caixa. ...
  • Medição de desempenho. ...
  • Comunicação. ...
  • Controle financeiro. ...
  • Comentários.

A Contabilidade Financeira baseia-se em dados históricos, já a Contabilidade Gerencial, por apoiar na tomada de decisão, tem ênfase no futuro. A Contabilidade Financeira deve ser reportada publicamente. Já a Contabilidade de Gestão é para o uso da organização e, portanto, é confidencial.

A contabilidade gerencial tem papel fundamental na gestão estratégica da organização, pois tem origem na demonstração contábil, já que determina os custos, despesas, ativos e passivos, detalhando cada movimentação do patrimônio e as variações que podem afetar o empreendimento no futuro.