Qual a diferença entre dono e CEO?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia. Mas saiba que, nesse caso específico, existe uma linha tênue que separa as atribuições de ambas as posições. O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio.

O que é um CEO? CEO (Chief Executive Officer). Conselheiro delegado ou Diretor executivo, é o responsável máximo pela gestão e direção administrativa da empresa. Pode-se dizer que o CEO é o pilar da empresa, já que é o fundador e quem formula o propósito, a visão e a missão da companhia.

Fundador: o idealizador de tudo!
Uma vez que esse indivíduo conhece o projeto a fundo e no começo do negócio, apresenta para outras pessoas. Mas, cabe ressaltar que não necessariamente essa pessoa irá viver ativamente nas startups. Pois esse profissional pode ter outros negócios e deixar a cargo do CEO essa função.

O CEO (Chief Executive Officer) é o maior cargo executivo de uma empresa e muitos profissionais querem chegar a essa posição em algum momento de suas carreiras. No Brasil, Santander (SANB11), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) são as três empresas que pagaram as maiores remunerações a seus executivos em 2021.

Lista Forbes: veja quem são os 10 melhores CEOs do Brasil

  • Pedro Lefèvre. Antonio Filosa, CEO da Stellantis. ...
  • Ioram Finguerman. Belmiro de Figueiredo Gomes, CEO do Assaí Atacadista.
  • Érico Hiller. Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.
  • Victor Affaro. ...
  • Ioram Finguerman. ...
  • Rogério Assis. ...
  • Rogério Assis. ...
  • Érico Hiller.

CEO — Chief Executive Officer
Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia.

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

COO - Chief Operating Officer
Com frequência o COO é o sucessor natural do CEO, por conhecer muito bem a estratégia da empresa e ser responsável pela sua execução em todas as áreas.

Ter um Co-CEO não é algo que faz sentido para todos os casos, mas tê-lo é uma alternativa de governança que funciona quase como ter um board de advisory. Outra cabeça, com formação e skills complementares aos seus, ajuda a aumentar a assertividade das tomadas de decisão nessa estrutura.

Em empresas emergentes, como startups, o CEO acompanha e participa de todas as atividades do dia a dia do negócio. Em corporações maiores, o CEO tem contato com outros executivos das diversas áreas dentro da empresa.

Founder e Co-founder: Criadores da empresa. Além do fundador e idealizador do projeto (founder), seus sócios, caso existam, também podem ser chamados de co-founders. Pitch: Discurso utilizado para apresentar, sobretudo a prováveis investidores, o escopo do projeto de sua startup.

De acordo com o estudo dos especialistas de Harvard, os CEOs trabalham cerca de 9.7 horas por dia de semana. Além disso, conduzem atividades do negócio durante 79% dos fins de semana – cerca de 3.9 horas por dia – e 70% dos dias de férias – 2.4 horas diariamente.

No cargo de CEO se inicia ganhando R$ 2.149,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 10.263,00. A média salarial para CEO no Brasil é de R$ 4.512,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

Se em empresas familiares os presidentes chegam a ficar 30 anos no cargo, nas organizações privadas o tempo médio costuma ser de cinco anos.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, foi eleito o melhor do mundo pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, que destacou o seu trabalho, agora também enquanto chairman na reformulação das fortunas da tecnológica e mudança na cultura de trabalho para uma mentalidade de foco nas equipas, inovação e inclusão e ...

Ao aprender conceitos do marketing e técnicas de venda, o CEO estará habilitado a realizar uma gestão completa do produto e/ou serviço da empresa. Dessa forma, é possível elaborar uma estratégia eficiente, aumentar a competitividade da companhia e melhorar a sua comunicação com o público.