Qual a diferença entre doença de trabalho e doença profissional?
De modo geral, as doenças profissionais podem incapacitar uma pessoa a longo prazo. Dessa forma, ele pode ter direito à aposentadoria por invalidez e, em alguns casos, à aposentadoria especial. Já as doenças do trabalho, muitas vezes, necessitam de um afastamento.
O que é considerado uma doença profissional?
Já a doença profissional é aquela desencadeada em decorrência da exposição contínua a agentes de risco, sejam físicos, químicos ou outros. Assim, a doença profissional é adquirida pelo exercício de determinado trabalho.
Quais as doenças caracterizadas como doenças do trabalho?
Principais doenças ocupacionais
- LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
- Asma Ocupacional. ...
- Dermatose ocupacional. ...
- Surdez temporária ou definitiva. ...
- Antracose Pulmonar. ...
- DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.
Como comprovar doença do trabalho?
Um dos documentos mais recomendados para ajudar na comprovação de que a doença do trabalhador está relacionada ao trabalho é o laudo médico pericial, capaz de demonstrar a relação entre o problema de saúde e as condições do ambiente de trabalho.
Qual o Cid de doença ocupacional?
CID 10 – Z57 é o que contempla parte das doenças ocupacionais, especialmente aquelas relacionadas a fatores físicos e agentes tóxicos.
Qual o nome da doença causada pelo trabalho?
De modo geral, a doença ocupacional é aquela associada ao exercício do trabalho, assim como às condições para exercer o trabalho nas quais o cidadão está inserido. A doença ocupacional é um termo mais genérico para designar as doenças profissionais e doenças do trabalho.
O que tem que constar no laudo médico para levar na perícia do INSS?
Requisitos - O atestado ou laudo médico, além de legível e sem rasuras, deve conter, necessariamente, as seguintes informações: nome completo do requerente, data da emissão do documento (que não poderá ser superior a 30 dias da data de entrada do requerimento), informações sobre a doença ou CID, assinatura e carimbo do ...
Qual é o documento em que o médico do trabalho informa se o funcionário está apto ou inapto para o trabalho?
O ASO tem como principal função atestar se o colaborador está, em questões de saúde, apto, inapto ou parcialmente apto para exercer sua função na empresa e se ele está ciente dos riscos que sua profissão pode vir a oferecer.
O que é necessário para que se comprove a incapacidade laborativa?
Para comprovar a incapacidade é necessário apresentar documentos médicos que atestem a incapacidade para o trabalho, tais como: laudo médico ou atestados médicos com o CID da doença; exames médicos e prontuários médicos que comprovem que o segurado não tem condições de exercer a atividade laborativa que exercia.
Quem tem CID pode trabalhar?
É claro que para a menção do CID, é necessário que o paciente conceda autorização, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina. No entanto, para fins trabalhistas não basta ter a doença ou ter surgido a doença, é necessário que ela seja incapacitante, pois do contrário não será considerada falta justificada.
Quem recebe auxílio-doença pode ser demitido ao retornar ao trabalho?
Sim, a empresa pode demitir o funcionário após o tempo de estabilidade, mas apenas nos casos de auxílio doença comum. Em algumas situações, é possível que a empresa fique mais tempo com o funcionário. Porém, a possibilidade de demissão é prevista pela lei.
Quando o funcionário volta do INSS Ele tem estabilidade?
Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.
O que os peritos do INSS avaliam?
A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.
O que fazer quando o INSS concede alta médica ao trabalhador e o médico do trabalho o considera inapto?
O funcionário que retorna do INSS será avaliado pelo seu serviço de medicina do trabalho e, caso seja considerado inapto, o empregador deve protocolar um pedido administrativo junto ao INSS, contestando a decisão do órgão.