Qual a diferença entre docentes e discentes?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O termo docente se refere aos professores e educadores. Já discente significa aluno, estudante de uma instituição de ensino.

O protagonismo discente possibilita o desenvolvimento da autonomia do pensar e agir, estimulando a busca de conhecimentos de forma independente e a realização de práticas inovadoras, cabendo ao professor fazer a mediação do processo de ensino e aprendizagem.

É que docente é sinónimo de professor. E, neste sentido, se não deve ser considerado docente aquele que apenas tem formação académica sem nunca ter ensinado, permanece, no entanto, docente aquele que ensinou durante algum tempo e deixou de exercer ou se reformou.

O corpo docente são os professores de uma escola.

Enquanto substantivo, discente se refere ao aluno, estudante, educando. Enquanto adjetivo, discente se refere a qualquer coisa relativa a quem estuda, sendo sinônimo de estudantil.

Orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina/módulo, cumprindo integralmente o programa e a carga horária, os dias letivos, os horários estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação institucional, à reflexão pedagógica e ao desenvolvimento profissional.

É próprio do ofício docente “transmitir, ensinar e internalizar competências, formas de pensar, valorar e sentir que acompanharão os educandos na vida ativa, social e produtiva” (Arroyo, 2000).

1 orientador, formador, lecionador, mestre, professor, educador, lente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Relativo a professor: 2 professoral, preceptoral.

O corpo discente de uma instituição é formado pelos estudantes. São as pessoas em busca de novos conhecimentos, que estão na condição de aprendizes. Assim como os docentes, os discentes formam uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem.

O ser docente, para atender à função social da escola, de formar integralmente o educando, precisa inserir na sua ação profissional elementos didáticos e pedagógicos, influenciaso pela globalização, por meio das novas dinâmicas educacionais, dos avanços tecnológicos facilitadores que orientam a aprendizagem dos ...

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

É a pessoa que dá aulas, seja em faculdades, colégios, cursos e seminários. Assim, corpo docente é o grupo de professores de determinada instituição de ensino. E se os professores estão em sala de aula, ensinando, é porque já têm graduação superior para exercício da profissão.

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

O curso de Formação de Docentes tem o objetivo de ensinar os professores as técnicas, metodologias e habilidades necessárias para lecionar aulas, além de preparar os docentes para lidar com desafios educacionais, como a diversidade de alunos e a interação com a comunidade.

4 sinônimos de discente para 2 sentidos da palavra discente: Relativo a alunos: 1 aluno, educando, estudante.

Significado de Discente
adjetivo Que ainda se encontra no processo de aprendizagem; que está a aprender alguma coisa; que ainda estuda; estudantil.

Formação discente neste trabalho trata-se, então, do comportamento desenvolvido pelos alunos quando estes se empoderam do seu papel de aluno, sendo ativos ao participar de um processo pedagógico, compreendendo os elementos constituintes de tal processo, em especial o fato que as suas próprias posturas afetam a prática ...