Qual a diferença entre DMT e ayahuasca?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A ayahuasca contém o princípio ativo DMT (dimetiltriptamina), um poderoso psicodélico que pode provocar alucinações visuais e sonoras. Além de estar presente em algumas plantas, há indícios de que a substância também seja produzida pelo corpo, apesar do mistério sobre sua função fisiológica.

DMT é a abreviação de dimetiltriptamina, um alucinógeno também conhecido como “molécula de espírito”. Usada em alguns rituais religiosos, acredita-se que a DMT tem a capacidade de desencadear um despertar espiritual no usuário.

A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

Ou seja, as graduações mais altas da bebida tinham maiores concentrações de DMT, harmina, harmalina e tetrahidroharmina, como exemplificado no gráfico abaixo: Concentrações de DMT, THH (tetrahidroharmina), harmina e harmalina em preparos de ayahuasca com diferentes graduações (Fonte: Kaasik et al., 2020).

No entanto, o chá contém substâncias que atuam sobre o sistema nervoso e causam efeitos colaterais, como vômitos e diarreia, além de outros impactos negativos a longo prazo, como aumento da pressão arterial, surtos psicóticos e até a morte.

Abdicar de substâncias como cafeína, álcool e açúcar pode reduzir seus níveis de serotonina, o que por sua vez levaria a um aumento maior deste neurotransmissor ao ingerir ayahuasca, proporcionando assim uma experiência de maior intensidade, disse Keatley.

Um estudo publicado em 2014 na Revista Brasileira de Psiquiatria mostrou que o líquido pode ser um potencial tratamento para depressão. De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), a ingestão de uma dose do chá (2,2ml/kg de peso) ajuda a reduzir em 66% os sintomas da doença.

No entanto, a Jurema-Preta (Mimosa tenuiflora) é uma das plantas com a maior concentração de DMT, sendo utilizada no preparo do “Vinho da Jurema”.

O DMT, ou molécula do espírito e da realidade, é encontrado em vários tipos de plantas e animais, e também é produzido em altas doses pelos seres humanos, de forma natural, em duas situações: quando nascemos e quando morremos.

O LSD pode ser considerado um psicodélico extremamente forte, é capaz de causar seus efeitos em humanos com concentrações mínimas da ordem de 20ug, podendo ser administradas em doses mais elevadas de até 2000 ug sem causar efeitos adversos detectáveis, segundo estudos.

Segundo o delegado Luiz Fernando Martins, menos de um grama do DMT, que pode ser aspirado, injetado ou fumado, custava de R$ 80 a R$ 100. A droga é sete vezes mais potente do que o LSD.

Estudo do IP aponta que Umbanda e Santo Daime influenciam saúde mental e física. Segundo pesquisa, a religião e uso de Ayahuasca podem combater dependências químicas e males físicos e mentais.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

O bocejo vem para limpar essa energia. Tanto que quem possui clarividência consegue até mesmo enxergar insetos e/ou fluídos saindo junto ao bocejo. O xixi é uma limpeza que está ligada a raiva e ao stress.

A ciência não apresenta comprovações de que a ayahuasca seja realmente positiva no tratamento da dependência química. Além disso, a substância pode ser perigosa para algumas pessoas, e por isso o consumo não deve acontecer indiscriminadamente.

NÃO É INDICADO o uso da Ayahuasca (Daime) para pessoas com diagnóstico de transtornos de personalidade, portadores de esquizofrenia, transtorno bipolar, Borderline, TOC, níveis altos de ansiedade (síndrome do pânico) ou históricos de surtos psicóticos. Pensamentos obsessivos e negativos.

O Brasil é responsável pelo surgimento de diversas práticas religiosas e entre elas podemos encontrar as chamadas religiões ayahuasqueiras – dentre as quais se destacam: a doutrina do Santo Daime, a Barquinha e a União do Vegetal (UDV) –, assim denominadas por fazerem uso ritual de uma substância psicotrópica: ...

O efeito psicotrópico da ayahuasca, segundo explica o professor, é semelhante ao do LSD, produzindo alucinações visuais e auditivas. Isso se deve à combinação de substâncias presentes nas ervas que têm ação direta no sistema nervoso central.

Estudos recentes revelaram um papel do DMT tanto na resposta imunitária como na resposta ao stress das células humanas. Nas células imunitárias, foi demonstrado que o DMT activa a produção de moléculas anti-inflamatórias. Num estudo semelhante, neurónios humanos em cultura de células foram privados de oxigénio.