Qual a diferença entre disso e disto?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Disso é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo isso: de + isso = disso. Disto é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo isto: de + isto = disto. Os pronomes demonstrativos isto e isso situam algo ou alguém no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso.

Diante disso
Sinônimos: assim sendo, à vista disso, isto posto. "Diante disso, para combater a intolerância religiosa, cabe ao Governo intensificar esforços, criando leis específicas e aumentando o tempo de punição para quem comete qualquer tipo de violência devido à religião."

Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador. “Desse” se refere a um elemento já mencionado na frase. “Deste” se refere a um elemento que será mencionado na frase.

Significado de Além disso
locução adverbial Inclusivamente; em adição a; aliás: além disso, trouxe todos os ingredientes; as críticas não me definem porque estou além disso. Etimologia (origem de além disso). A locução além disso tem sua origem na jução da palavra "além" e da contração "disso", por "de" e "ísso".

No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.

1 esta coisa, estas coisas, este objeto, estes objetos, o.

Explica a mesma ideia com outras palavras: 1 ou seja, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

1 essa coisa, esse objeto, essa peça, esse utensílio, esse instrumento, esse acessório, esse produto, esse troço, esse treco, essa parada, essa joça, esse trem, esse negócio, essa cena.

1. A partir disso. Expressão que indica que podemos inferir ou concluir algo por causa de algo já dito ou mostrado.

Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso e dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso. São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

É o seguinte: devemos usar 'NESTE' quando vamos fazer referência a algo que está em curso, em andamento. Exemplo: “Ela fará um teste neste mês”. Já 'NESSE' deve ser empregado para situações já referidas, passadas. Exemplo: “Minha prima me visitou em julho.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

1 à vista disso, em vista disso, perante o exposto, ante o exposto, à face do exposto, em face do exposto, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, assim, então, em consideração a isso, nesse caso, nessa situação.