Qual a diferença entre dispepsia é gastrite?

Perguntado por: bbernardes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Nesse sentido, a gastrite sinaliza a inflamação da parede do estômago por uma causa efetiva, como H. pylori, má alimentação e uso de remédios anti-inflamatórios, por exemplo. Por outro lado, a dispepsia funcional é quando o paciente apresenta o sintoma de dor e queimação no estômago, mas sem uma causa efetiva.

A Dispepsia é um conjunto de sintomas comuns a vários diagnósticos de patologias digestivas. Os Sintomas Dispépticos ocorrem em 25% da população anualmente, correspondendo à queixa mais prevalente nos consultórios de Gastroenterologia.

O aparecimento de dispepsia pode resultar em diferentes doenças digestivas, em particular as que afetam estômago e duodeno (primeira porção do intestino). Uma das situações mais representativas é a úlcera péptica gástrica ou duodenal.

Como é o tratamento?

  • Alimentar-se em local tranquilo;
  • Comer devagar;
  • Evitar refeições volumosas;
  • Dividir as refeições em 5 a 8 vezes ao dia;
  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, condimentados, ácidos, café, álcool e de qualquer outro alimento que provoque sintomas;
  • Não fumar.

O tempo de tratamento na dispepsia funcional seria de 4 a 8 semanas de IBP. Caso não haja resposta clínica, a medicação deve ser suspensa e outras opções, tentadas. Por outro lado, nos pacientes respondedores, deve-se sempre fazer tentativas de suspender o IBP a cada 6 a 12 meses.

Quando a pessoa tem gastrite, identifica-se que essa mucosa está inflamada, de forma aguda ou crônica. Eventualmente, esse mal é confundido com a úlcera, principalmente por causa dos sintomas, que se assemelham — mas a úlcera é ainda mais grave. A gastrite comum é provocada por uma bactéria: a Helicobacter pylori.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Tratamento natural
O tratamento natural para dispepsia tem como objetivo evitar fatores que podem desencadear os sintomas relacionados com a dispepsia, como cigarro, café, temperos, leite e alimentos que causam gases, como feijão, couve, brócolis, couve-flor ou cebola, por exemplo.

Dispepsia é o nome que se dá para má digestão. Isso precisa ser bem investigado pelo gastroenterologista clínico. O tratamento bem feito inclui remédios e sobretudo mudanças nos hábitos de vida e alimentação adequada.

Dyspepsia. A dispepsia divide-se em dois grandes grupos: um secundário, a doença orgânica, e outro denominado dispepsia funcional (DF). A dispepsia orgânica (DO) pode ser definida como a secundária a lesões específicas, como úlcera péptica, esofagite, câncer gástrico e colelitíase.

A Erva-doce ou Anis (Pimpinela anisum) é indicado para dispepsia e cólicas gastrointestinais, indica-se uma infusão de 1,5g dos frutos em 150 ml de água. O Boldo-baiano (Vernonia condensata) é indicado como um estimulante digestivo em dispepsias, indica-se uma infusão de 3g das folhas em 150 ml de água.

(frituras, salgadinhos, pastéis, carnes de churrasco, refrigerantes, pimenta, pimentão, molhos picantes, mostarda, vinagre, picles, massa de tomate, pimenta do reino e condimentos sintéticos, frutas muito ácidas).

Quais os sintomas da dispepsia funcional? Na maior parte dos casos, a dispepsia funcional se manifesta através de sinais como irritação no estômago, desconforto ou dor crônica no abdômen, sensação de saciedade muito rápida durante as refeições e sensação de estar “estufado” após ingerir alimentados.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Ela causa sensação de queimação no estômago, azia e inchaço na região abdominal. Isso acontece porque o estômago perde a proteção das mucosas. Assim, ao ingerir um alimento mais ácido, suas paredes são ainda mais irritadas e feridas.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.