Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A diferença entre disciplina e componente curricular é que o segundo termo é mais abrangente e pode envolver atividades acadêmicas não ligadas diretamente a uma divisão por matérias ou conjunto sistematizado de conhecimentos, como o estágio, por exemplo.

Componentes Curriculares

  • Ciências Experimentais e Tecnologia.
  • Educação Artística.
  • Educação Física.
  • História e Geografia.
  • Língua Portuguesa e Literatura.
  • Línguas Estrangeiras.
  • Matemática.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento: I – Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna, para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – ...

Disciplina é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O que são componentes curriculares? Os componentes curriculares são as categorias de ensino que compõem a carga horária de um curso. Podem ser disciplinas, estágios, atividades de formação e qualquer outro tipo de tarefas práticas ou teóricas.

Seu objetivo é “sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes” (p. 7). Tais objetivos de aprendizagem servem de “articulação entre a singularidade das áreas do conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da educação básica” (p.

A Prática como Componente Curricular, oportunidade de ligação entre as disciplinas de conteúdo específico e aquelas de conteúdo pedagógico, é de suma importância á formação docente inicial. Além disso, ela deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente.

Os componentes curriculares estão divididos em unidades temáticas, de acordo com cada ano/ciclo de aprendizagem. Cada unidade temática apresenta seu conjunto de objetos de conhecimentos, que relacionam-se às habilidades específicas daquele ano/ciclo.

Significa a desvinculação voluntária do aluno da turma referente ao componente curricular em que se encontra matriculado.

1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

As disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos. Alguns exemplos de disciplinas são a literatura, a biologia, a química ou ainda a matemática.

Português, matemática, história, todas essas disciplinas dão base para entender o mundo. As chamadas Hard Skills, que são habilidades que serão trabalhadas em qualquer escola.

Uma pessoa com disciplina é aquela que é organizada, perseverante e também que respeita as demais. No trabalho, por exemplo, uma pessoa disciplinada tem todas essas qualidades e, ainda, ela traça planos e age com responsabilidade. Quando mais disciplinada uma pessoa é, então melhores resultados ela terá.

1 respeito, obediência, sujeição, subordinação, acatamento, condicionamento, restrição, acato, cumprimento, observância.

A disciplina, portanto, norteia as relações hierárquicas dentro da instituição de ensino, determinando os papéis devidos, bem como as relações respeitosas entre as partes, que, com certeza, colaboram para a solidez do processo de ensino-aprendizagem.

Assim, a disciplina pode ser conceituada como: A capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer ser humano através da prática de determinada ação de forma organizada e perseverante, a fim de obter um bem ou fim determinado.