Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Diarreia é um quadro clínico que tem como consequência o aumento da frequência das evacuações e o amolecimento das fezes. Já as fezes moles, quando não acompanhadas da necessidade de evacuações repetidas, podem ser apenas uma reação momentânea do organismo.

Intoxicação alimentar; Quadro viral; Medicamentos; Nervosismo, ansiedade, e outros fatores emocionais.

Uma definição mais palpável é aquela que diz que diarreia é a evacuação de fezes pastosas ou liquidas efetuada com mais frequência que o habitual. A maioria das pessoas não tem nenhuma dificuldade em reconhecer um quadro diarreico.

Diarreia muito escura ou preta
Pode sinalizar presença de sangue digerido ou ingestão em excesso de suplemento de ferro. Doenças que podem estar associadas a essa coloração: úlcera, câncer no esôfago, estômago ou duodeno.

Evacuar fezes moles diariamente é normal? NÃO! Por mais que existam fatores simples que causem o cocô mole, perceber as fezes amolecidas sempre que vai ao banheiro, todos os dias, não é normal. O mais indicado, nesses casos, é procurar por atendimento médico para uma avaliação individual.

Entretanto, geralmente usamos os seguintes critérios para considerar que a evacuação está amolecida. Mais de três evacuações por dia; Ato evacuatório desconfortável com sensação de assadura; Sensação de tenesmo (vontade de evacuar sem satisfação completa após o ato);

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Arroz ou caldo de arroz.

Causas das fezes endurecidas
falta de hidratação, baixa ingestão de água. sedentarismo.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição.

Fase 1 – É um aumento de menos de quatro fezes por dia. Fase 2 – É um aumento de quatro a seis evacuações por dia. Fase 3 – Representa um aumento de mais de sete evacuações por dia, ou incontinência, e implica na necessidade de tratamento para a desidratação.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Fezes verdes / esverdeadas
Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

A diarreia persistente (ou crônica) costuma durar entre três e quatro semanas e pode indicar males como a síndrome do intestino irritado ou outros mais graves, tais quais a doença de Crohn e colites ulcerosas. Tanto ela quanto a aguda podem ser amenizadas com a adoção de práticas saudáveis.

As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.