Qual a diferença entre dexametasona é Dexalgen?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

FaRMaCoDINâMICa: Dexalgen® (fosfato dissódico de dexametasona, hidroxocobalamina e dipirona sódica) é indicado no tratamento das afecções reumáticas agudas e dos processos nevrálgicos; seu efeito inicia-se logo após a sua aplicação injetável. a dexametasona é um corticóide sintético, com potente ação antiinflamatória.

Descrição. O Voltaren é indicado para o tratamento da dor e da inflamação devido a determinadas patologias.

Diprospan é um corticoide que tem duração longa, já o Dexalgen é uma medicação com associação de corticoide, analgésico e vitamina. Ambos tem diversas indicações de uso, sendo que em alguns casos essas indicações podem coincidir, porém muitas vezes as indicações são diferentes entre as medicações.

Esses metabólitos ativos são eliminados na urina, em três a cinco horas. A biodisponibilidade absoluta após administração intramuscular da dipirona é de 87%. Após administração intramuscular de hidroxocobalamina, as concentrações plasmáticas máximas são alcançadas em aproximadamente uma hora.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Opioides para dores na coluna
Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina. Agora, em dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Anti-inflamatórios não esteroides
Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.

Venda sob prescrição médica.

Dexalgen® atua diminuindo a dor e a inflamação. A dexametasona é um glicocorticosteroide de elevada potência anti-inflamatória que modifica a resposta imune a diversos estímulos.

O ibuprofeno provavelmente tem o perfil de segurança hepática mais elevado dentre os AINEs e não identifica lesão hepática grave em estudos maiores. Junto com o paracetamol e a aspirina, são considerados os três AINEs de venda livre mais vendidos no mundo12.

O Dexalgen® injetável é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, composto de uma vitamina do complexo B (hidroxocobalamina), um analgésico e anti-inflamatório (dipirona sódica) e um corticosteroide com potente ação anti-inflamatória (o fosfato dissódico de dexametasona).

Contraindicações. Você não deve fazer uso de Dexalgen se apresentar hipersensibilidade (alergia) conhecida à dipirona, a qualquer um dos componentes da formulação, a outras pirazolonas (ex.: fenazona, propifenazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona);

O uso é também contraindicado para pacientes com história de úlcera péptica, hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, bloqueio átrio-ventricular, bradicardia, infecção micótica sistêmica e em pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada.

A dose recomendada de Dexalgen® solução injetável é de uma ampola aplicada a cada 24 (vinte e quatro) horas. Em casos mais graves, pode-se administrar uma ampola de Dexalgen® de 12 (doze) em 12 (doze) horas. A duração do tratamento é de cinco a sete dias.

As duas medicações a que se refere são corticoesteróides de açao semelhante. Apesar de aliviarem sua dor, podem causar efeitos colaterais negativos para sua saúde, aumentando o risco se forem usados conjuntamente.

Dexa Citoneurin NFF substituiu a Dexa Citoneurin por motivos de padronização de bula e embalagem para a América Latina. A única alteração na fórmula foi a Dexametasona, antes apresentada como Acetato e agora como Fosfato Dissódico.

A dexametasona tem uma meia vida de 3 a 4 dias, sendo assim já não está mais na corrente sanguínea.