Qual a diferença entre dexametasona e Decadron?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A dexametasona, também conhecida pelos nomes comerciais Decadron e Maxidex, é um medicamento que pertence à classe dos glicocorticoides, um dos mais potentes grupos de fármacos anti-inflamatórios e imunossupressores.

Para maior exatidão dar 0,5 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.

DEXAMETASONA ELIXIR 100ML (TEUTO) GENÉRICO DECADRON.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com dexametasona são retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva, alcalose com diminuição de potássio no sangue, aumento da pressão arterial, fraqueza muscular, perda de massa muscular, osteoporose, fragilidade nos ossos, problemas ...

A dexametasona, também conhecida pelos nomes comerciais Decadron e Maxidex, é um medicamento que pertence à classe dos glicocorticoides, um dos mais potentes grupos de fármacos anti-inflamatórios e imunossupressores.

Edema no local de aplicação, dor no local de aplicação, edema facial, edema periorbitário, irritação no olho, edema, erupção eritematosa, alteração da visão, palpitações, sonolência, tremor, pânico, depressão, ardor anal, dor ou ardor vaginal, sensação de frio, sensação de ardor, palidez e vômito.

Qual a diferença entre prednisona e dexametasona? Ambos são corticosteróides, mas têm mecanismo de ação diferentes, formas de apresentação diferentes (comprimido ou frasco-ampola, por exemplo), além de tempo para início de ação e duração diferentes também. Essas são apenas alguns dados de diferenciação.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

A literatura cita as seguintes reações adversas, sem frequência conhecida: Distúrbios líquidos e eletrolíticos: retenção de sódio, retenção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, perda de potássio, alcalose hipocalêmica e hipertensão (aumento da pressão arterial);

Inicialmente 10 mg (2,5 mL) de Decadron injetável pela via intravenosa, seguidos de 4 mg pela via intramuscular a cada 6 horas, durante 10 dias. Nos 7 dias subsequentes, as doses devem ser gradualmente ajustadas até chegar a zero. Deve-se utilizar a menor posologia necessária para o edema cerebral.

Essa medicação fica em torno de 30 dias circulando no corpo até ser totalmente degradada.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.

O Decadron e o Decadronal são nomes comerciais de medicamentos com a mesma substância: dexametasona. Entretanto, o Decadron pode ser encontrado em diversas apresentações, por exemplo: solução, comprimidos e injetável. Cada apresentação tem uma concentração diferente da substância.

Ambos são corticosteróides com potência semelhante, o Decadronal é a Dexametasona e Diprospan é a Betametasona, são utilizados via intramuscular, intra-articular ou intralesional e tem duração de 1 a 3 semanas. Procure um médico para avaliação e evite sempre a automedicação.

Esta medicação é um corticóide que pode gerar efeitos colaterais diversos e o aumento de peso é um deles, pela retenção de líquido no corpo. Recomendo uma avaliação médica para acompanhamento desses efeitos colaterais, que pode ser um clínico ou especialista em endocrinologia.

Para maior exatidão dar 0,5 mg de Dexametasona por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.

“Não obstante ser um medicamento que deve ser ministrado com o devido acompanhamento clínico dos pacientes, a dexametasona atualmente não tem a sua venda controlada, ou seja, pode ser adquirido em qualquer farmácia mesmo sem uma receita médica”, observa a deputada.

A Acetato de Dexametasona é um princípio ativo do grupo dos corticosteróides, com ação anti-inflamatória e antipruriginosa.

25 mg Miligrama por miligrama, a dexametasona é aproximadamente equivalente a betametasona, 4 a 6 vezes mais potente que a metilprednisolona e a triancinolona, 6 a 8 vezes mais potente que a prednisolona e a prednisona, 25 a 30 vezes mais potente que a hidrocortisona, e cerca de 35 vezes mais potente que a cortisona.