Qual a diferença entre Deus e o médico?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Qual a diferença entre o Médico e Deus? É que Deus não acha que é médico. Wagner Bittencourt, formado em licenciatura em música pela PUCPR é guitarrista, professor,...

Médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados à área da saúde são incentivados a não demonstrar os sentimentos e, se possível, se distanciar emocionalmente dos pacientes. De outra forma, como lidar com o sofrimento humano, mortes, doenças e traumas e sair ileso?

Além dos fatores pessoais – muitos já escrevem mal desde o colégio -, as exigências da profissão colaboram para a piora da letra. Muitas consultas em sequência e cargas extenuantes de trabalho geram pressa para alguns processos, tais como escrever receitas, prontuários e laudos. Além disso, a comparação é injusta.

Basicamente, os cirurgiões passam tempo demais olhando para a cor vermelha do sangue. Essa fixação de olhar na cor vermelha causa um desconforto na visão, fazendo com que ao olhar para a cor branca o médico enxergue vários “fantasminhas” de cor verde.

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

O veneno da serpente simboliza o antídoto, o remédio. Ela também pode representar o bem e o mal (a saúde e a doença). A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento. Esses significados eram muito comuns na antiguidade, quando cobras eram animais cultuados pela sociedade.

O profissional que atua na área de saúde precisa se interessar pelo bem-estar dos outros. Dentre este grupo, os médicos são os que mais precisam de dedicação aos estudos, empatia, facilidade de comunicação e sensibilidade. Ao escolher uma profissão, você entra para um grupo de pessoas com perfil e sonhos semelhantes.

Para garantir seu tão sonhado diploma, você terá que reservar uns bons anos para os estudos. Anote aí: a graduação dura de 5 a 6 anos. Após esse período, você já pode atuar na área, mas como profissional generalista.

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Conselho contra um médico, hospital ou instituição prestadora de serviços médicos. Basta encaminhar a denúncia ao CRM, com o relato dos fatos, o nome do médico ou da instituição, data e local.

O YouTube, o Instagram e até o 9gag foram algumas das redes onde a caligrafia de Malla foi apresentada e amplamente divulgada. A 'letra' da menina já lhe valeu o título de celebridade da internet, por ter "a caligrafia mais bonita do mundo".

O Atestado Médico é um direito do paciente, não podendo ser negado. No entanto, o conteúdo desse documento é de inteira responsabilidade do médico, devendo refletir estritamente seu parecer técnico. O médico tem liberdade de atestar o que achar conveniente e ético ao exercício de sua profissão.

Um dos principais fatores por trás da caligrafia incompreensível do médico é a faculdade, uma vez que os estudantes precisam anotar muitas coisas muito rápido ao longo de quase dez anos de formação, quase como um treinamento para a pressa que acompanha a profissão.

A Clínica Médica é uma das áreas de especialização da Medicina que tem como foco o tratamento e o diagnóstico de doenças em adultos, ou seja, sem cirurgias.

As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos profissionais durante o procedimento.

O primeiro é checar se o médico responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região em que atua e se, de fato, é habilitado em cirurgia plástica. Além disso, recomenda-se pesquisar no site da SBCP se o profissional é filiado à entidade.

Apesar de bordar o jaleco ser uma prática comum, quem trabalha em hospitais e clínicas precisa ficar atento às regras internas. Há lugares onde os profissionais só podem bordar o seu nome e a especialidade, enquanto outros permitem que se coloquem símbolos e figuras, desde que não ofendam nenhuma classe de pacientes.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

Para os médicos, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina de que os jalecos tragam bordado o nome do profissional, junto com termo “médico”, usado assim mesmo, em letras maiúsculas, sendo que essa inscrição também pode ser da especialidade médica do profissional.

A cobra. A história do símbolo da Medicina não para por aí. A representação da cobra pode ser ainda mais simbólica do que parece. Ao analisar o comportamento desse animal, é possível encontrar diversas relações com as atividades realizadas pela área da saúde.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

Em 1901, o exército francês fundou um jornal de cirurgia e de medicina chamado Le caducée, no qual estão estampadas duas figuras estilizadas do símbolo de Asclépio, com uma única serpente (Friedlander, 1992). Desde então, a palavra caduceu tem sido usada para nomear tanto o símbolo de Hermes como o bastão de Asclépio.