Qual a diferença entre despesa e passivo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

As despesas fazem parte do passivo. O ativo são as coisas, direitos que você possui. O passivo são suas despesas e obrigações.

Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais. Geralmente, são registros em longo prazo, ou seja, compromissos assumidos por um determinado período de tempo.

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.

Não há problema algum em utilizar a conta "Despesas Diversas", que é empregada quando a despesa não se adequar a nenhuma conta do seu plano de contas.

Qual a diferença entre passivo x ativo? Enquanto o passivo representa os gastos de um negócio, os ativos são recursos, bens e direitos de uma empresa que podem ser transformados em valores econômicos, de forma imediata ou a longo prazo.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Débito significa despesa. E o cartão de débito é aquele em que a despesa é paga na hora. Ou seja, assim que você passa o cartão, o valor é debitado da sua conta. Em outras palavras, o dinheiro sai na mesma hora da sua conta corrente ou conta digital.

Que não demonstra iniciativa e ação: 1 apático, desanimado, inativo, desinteressado, displicente, impassível, inapetente, indiferente, indolente, inerte, negligente, parado. Em economia: 2 dívidas, encargos, obrigações.

Qual a diferença entre um passivo circulante e um passivo não circulante? Os dois tipos de passivos fazem parte do balanço patrimonial e representam as obrigações e dívidas da companhia. Por outro lado, no passivo não circulante as dívidas e obrigações são de longo prazo.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

Já os passivos, no lado direito, vão seguir uma organização decrescente de prioridade de pagamentos das exigibilidades, como a seguir: contas a pagar, comerciais e outras; provisões; obrigações financeiras (exceto as citadas acima);

Afinal, o patrimônio líquido é passivo? E por qual motivo? A Lei 6.404/76, artigo 178, § 2, diz “sim”. Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.

Por essa razão, o controle financeiro é tão importante.
...
Quais são os tipos de despesas que existem?

  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.