Qual a diferença entre despertamento e avivamento?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quando Deus decide deixar um despertamento acontecer em pequena escala, dentro da vida de uma só pessoa. Avivamento significa em primeiro lugar que os crentes mornos, cansados, despertem para uma nova vida espiritual e entrem outra vez em contato com “rios de água viva”.

Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Com origem no verbo hebraico “hyv”, “avivar” tem como significado: preservar, tornar mais vivo, manter ativo, animar, renovar etc. No sentido espiritual, porém, “avivamento” significa ainda mais: este conceito se relaciona com a ação de receber o Espírito de Deus, que é capaz de purificar, corrigir e libertar.

O clamor pelo avivamento é uma expressão da angústia da alma, uma súplica que surge diante do desespero de uma situação espiritual caótica. O profeta Habacuque, em meio ao declínio espiritual de Judá, clamou por um avivamento genuíno da obra do Senhor.

Avivamento é obra exclusiva de Deus. Não emerge da terra, procede do céu. Não é obra humana, mas ação divina. Só Deus pode soprar sobre seu povo o alento de vida”, esclarece.

Jesus ensinou a Seus seguidores que a revelação era a “pedra” sobre a qual seria construída a Sua Igreja (ver Mateus 16:16–18). Antes que Cristo ascendesse ao céu após Sua Ressurreição, Ele disse aos Apóstolos: “Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Seu culto era espiritual e interno. Quando se opunham de pé e oravam de olhos fechados, suas orações não eram dirigidas a nenhum objeto visível. Para as autoridades romanas, acostumadas às manifestações materiais simbólica de seu deus, isto nada mais era do que ateísmo.

Los Angeles

O reavivamento da Rua Azusa foi uma reunião de avivamento (pentecostalismo/pentecostal) que se deu em Los Angeles, Califórnia, liderada por William Joseph Seymour, um pregador afro-americano.

É exatamente nesse sentido que Jonathan Edwards foi levantado por Deus para estabelecer um ponto de equilíbrio entre as partes, de onde então foi desenvolvida sua teologia do avivamento, através de várias obras que foram sendo aperfeiçoadas à medida que o tempo passava, os fatos ocorriam e ele tinha de se posicionar.

Culto nos EUA reúne fiéis há nove dias e gera debate.

1910

A primeira onda deu-se de 1910 a 1950, com a vinda da Congregação Cristã no Brasil (CCB) no começo de 1910 com Luigi Francescon, e da Assembleia de Deus (AD) em 1910 com Daniel Berg e Gunnar Vingren. Estas duas igrejas tiveram o campo brasileiro para si durante 40 anos, pois suas “irmãs” eram quase inexpressivas.

Habacuque 1 Habacuque fica sabendo que o reino de Judá será conquistado pelos caldeus (babilônios). Em sua aflição, ele pergunta por que o Senhor permitiria que uma nação iníqua destruísse Judá.

Toda a oração encontrada no capítulo 3 é uma forma de salmo, bastante conhecida por um chamado profético que Habacuque fala diante de Deus. As palavras conclamadas dele é pedindo que Deus fortaleça a esperança no Senhor. São palavras de sabedoria que nos fazem refletir mais sobre quem somos diante do Pai.

Habacuque 3:2-6 ARC
Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

De modo oficial, podemos dizer que o Avivamento Bíblico nasceu a 7 de setembro de 1946, em meio aos eucaliptos que havia no pátio, aos fundos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil, em Rudge Ramos, município de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

Também não duvida do papel de liderança de Pedro na Igreja primitiva.