Qual a diferença entre desistência e renúncia?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Enquanto a desistência da ação é ato privativo do autor, que gera a revogação explícita do litígio sem julgamento de mérito, a renúncia é um meio de autocomposição que possibilita o sacrifício do direito, impossibilitando o ajuizamento de nova ação sobre a mesma demanda.

Mas o que significa renunciar? Na prática, significa que o advogado deixou o processo.

O advogado pode sim sair do processo sem qualquer motivo. A lei autoriza que o advogado deixe o processo, mas antes ele precisa comunicar ao cliente da sua saída. Essa comunicação precisa ser formal (ou por carta ou WhatsApp). Caso ele saia, você precisa contratar um novo advogado.

Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.

Significado de Desistência
substantivo feminino Ação ou efeito de desistir, ato de renunciar voluntariamente ou não dar continuidade a algo: desistência de um emprego. Ato de renunciar algo que se queria; renúncia.

A desistência da ação é ato privativo do autor e enseja a extinção do processo sem resolução de mérito ( CPC 267 VIII). Se a desistência ocorre antes da citação, o autor responde apenas pelas custas e despesas processuais, mas não por honorários de advogado.

O prazo para este ato é, no máximo, até o réu apresentar a sua contestação. Até esse momento, não há necessidade de contar com o seu consentimento. No documento que apresenta o pedido do autor para desistir do processo, também não é preciso haver fundamentação.

Para que a renúncia seja válida, deve ser realizada por termo judicial ou por instrumento público, tendo que ser expressa, sendo assim, não pode ser realizada tacitamente ou de forma presumida (CC, artigo 1806). A doutrina costuma classificar a renúncia em duas espécies: a renúncia abdicativa e a renúncia translativa.

Indica que o processo foi encerrado porque o autor desistiu da ação.

Resposta: Para desistir da ação, é necessário que a parte ou o representante processual ingresse com uma petição na vara ou juizado onde tramita o processo.

verbo intransitivo
Lançar uma carta de naipe diferente do jogado (nos jogos em que o naipe é obrigatório). Origem etimológica:latim renuntio, -are, anunciar em resposta, expor, proclamar, revogar, abandonar.

Enquanto a desistência da ação é ato privativo do autor, que gera a revogação explícita do litígio sem julgamento de mérito, a renúncia é um meio de autocomposição que possibilita o sacrifício do direito, impossibilitando o ajuizamento de nova ação sobre a mesma demanda.

Se o processo terminar por desistência ou reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu ou reconheceu.

Renúncia é a manifestação do ofendido que demonstra desinteresse de exercer seu direito de queixa. É causa de extinção da punibilidade que só pode ocorrer em ação de exclusiva iniciativa privada. Somente ocorre antes de iniciar a ação penal privada.

Josué 24:23. Lição 2: Jesus e a renúncia. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23).

Se feita por instrumento público, que deve ser requerida no cartório de notas através de escritura pública de renúncia de herança. Para que isso ocorra, o interessado deverá entrar em contato com o cartório e solicitá-la mediante a apresentação dos documentos pessoais e a certidão de óbito do falecido.