Qual a diferença entre dermatite e disidrose?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A dermatite das mãos e dos pés costuma começar como pequenas bolhas (chamado de dermatite disidrótica). No entanto, esse é um termo errôneo, porque disidrótico significa causado por sudorese anômala, mas a dermatite das mãos e dos pés não tem nada a ver com suor ou glândulas sudoríparas anormais.

Tabagismo; Uso prolongado de luvas de proteção; Exposição a agentes irritantes nas mãos (por exemplo: excesso de água, detergentes, produtos de limpeza); Situações de estresse emocional.

Sintomas da dermatite atópica

  1. ressecamento da pele;
  2. coceira;
  3. inchaço na pele;
  4. vermelhidão;
  5. descamação da pele;
  6. aparecimento de bolinhas;
  7. formação de feridas;
  8. alteração na cor de uma área da pele.

Disidrose pode ser confundida com outros problemas
Dermatite alérgica de contato, dermatite de contato irritativa, micose, dermatite atópica e dermatofítide são semelhantes.

O tratamento é feito com cremes específicos que na maioria das vezes contém corticoides, com ou sem antibióticos, usados por tempo limitado, associado a hidratantes, mantidos a longo prazo. Sintomas: Surgimento de pequenas vesículas e bolhas claras com uma área avermelhada na palma das mãos e planta dos pés.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Philips.

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento do auxílio-doença para uma técnica em enfermagem com disidrose severa nas mãos.

Se você tem disidrose, faça um teste e evite enlatados, ácidos, cozidos em panelas de aço inoxidável, arenque, ostras, aspargos, feijão, cogumelos, cebolas, milho, espinafre, tomate, ervilha, trigo integral, pera, chá, cacau, chocolate, fermento em pó.

Tratamento. Na fase aguda, o tratamento consiste em compressas ou banhos de permanganato de potássio ou água boricada a 2%, de duas a três vezes ao dia, até a melhora das lesões. Um creme de corticoide de alta potência, ou pasta d'água, pode ser usado associado às compressas, ou após a melhora do quadro.

Castanha de caju, nozes, gergelim, aveia, arroz integral, alface, broto de feijão, feijão, lentilha, soja, enlatados de atum e sardinha.

Os banhos quentes podem agravar os sintomas da dermatite atópica, já que a água quente remove a camada lipídica protetora da pele, aumentando ainda mais o ressecamento da derme. É importante evitar banhos quentes e, em vez disso, optar por banhos mornos ou com água fria, o que ajudará a preservar a hidratação da pele.

Dermatite esfoliativa: inflamação mais grave que afeta toda a superfície da pele, causando vermelhidão, rachaduras e escamas. A camada superior cutânea pode chegar a se soltar (esfoliar). Pode ser um efeito colateral de medicamentos (como antibióticos e barbitúricos) ou uma complicação de outro tipo de dermatite.

O eczema, a dermatite atópica e a psoríase são doenças de pele que podem ser facilmente confundidas. Certos sintomas são bem parecidos, de fato, como a coceira e a formação de lesão na pele, principalmente de bolinhas e placas vermelhas.

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo.

Afinal, ao furar a bolha, a camada sensível da pele fica exposta à entrada de bactérias, o que pode trazer complicações. Também não se deve coçar a área pela mesma razão.

Inicialmente pode ser administrada prednisona oral em dose única, matinal, de 60mg durante três ou quatro dias, fazendo-se a retirada gradual em algumas semanas.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

Os sintomas da disidrose se mantêm de uma a três semanas, podendo levar de semanas a vários meses para aparecer novamente", afirma Clessya Rocha, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Princípio Ativo

  • Com Ácido Salicílico (1)
  • Com Cetoconazol (8)
  • Com Clioquinol (1)
  • Com Dipropionato De Betametasona (7)
  • Com Sulfato De Neomicina (4)
  • Com Valerato De Betametasona (1)

O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina está indicado nas afecções de pele, onde se exigem ações anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: dermatites de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica, intertrigo, disidrose, neurodermatite.