Qual a diferença entre depreciação amortização e exaustão?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A amortização é a redução do valor dos bens Intangíveis, a depreciação dos bens tangíveis, já a exaustão é a redução dos bens referentes aos recursos naturais esgotáveis.

A exaustão é a perda de valor de ativos naturais de uma empresa decorrente da exploração dos mesmos. Como este valor é destinado para recursos minerais e florestais, existe um limite para exploração e um valor residual para estes ativos.

e·xaus·tão |z|
Consumo ou utilização por inteiro de algo, até ao seu desaparecimento (ex.: exaustão de recursos hídricos).

De acordo com o dicionário Oxford, amortização é a “redução de dívida por meio de pagamento parcial ou gradual acertado entre as partes”. Ou seja, é o processo que reduz o valor total de um empréstimo (mas por uma quantia que seja superior ao valor do juro do período).

O cálculo da amortização na contabilidade é o seguinte: (Valor inicial – Valor residual) / Vida útil. O resultado dessa conta é o valor que deve ser amortizado.

A depreciação é a perda de valor dos ativos ou bens de uma empresa ao longo do tempo. Em outras palavras, a depreciação é definida pelo tempo em que um ativo se mantém operante ou necessário para a linha de produção. Esses bens podem ser tanto imóveis, máquinas, equipamentos ou veículos.

Tipos de depreciação

  • Método linear.
  • Método de controlo de período em linha reta.
  • Método de saldo decrescente.
  • Método de vários níveis.
  • Método de amortização imediata.
  • Método de depreciação especial.
  • Método de depreciação manual.
  • Método acelerado: República Checa e Eslováquia.

O que é a amortização? A amortização é a forma como a desvalorização dos bens é registrada e ela atua sobre bens intangíveis, como as marcas, patentes, softwares, direitos autorais e direitos de exploração. Nesse sentido, o cálculo da perda de valor desses bens leva em conta o prazo de vida útil de cada item.

Os sintomas mais comuns são problemas com memória, formigamento nas mãos e/ou pés, constante sensação de desgaste físico, mudança no apetite, tontura, emoções à flor da pele, diminuição do desejo sexual e obsessão pelo agente causador.

O objetivo mais importante da exaustão consiste em remover o ar do produto e o ar que fica preso no interior do recipiente, tendo por finalidade: Manter a tampa e o fundo côncavos durante a estocagem (quando se apresentam convexos ou abaulados, geralmente é sinal de alterações gasosas no interior das latas);

A amortização e a exaustão consistem no registro da redução do valor, dos bens fixos da entidade, pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

É uma fadiga que pode ser considerada crônica, pois costuma ser mais duradoura e ter origem patológica (doenças). Assim, pode levar à dificuldade de concentração, compulsão alimentar, exaustão persistente, irritabilidade e alterações constantes de humor.

Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida é constante e igual em cada período. Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos são iguais. Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias aritméticas dos sistemas SAC e Price.

A amortização é utilizada para ativos intangíveis, tais como patentes de invenções, licenças, marcas e boa vontade no mercado. A depreciação, por sua vez, é aplicável aos ativos tangíveis que tenham valor residual.

O cálculo consiste em utilizar o valor do investimento e dividir pelo tempo de vida útil. O resultado desta divisão informará o valor de amortização mensal ou anual, conforme a unidade de tempo utilizada.

Continuar lendo O que provoca exaustão?