Qual a diferença entre demissexual e Demirromantico?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Existem diferenças entre demissexual e demirromântico: “a atração sexual no demissexual é orientada por um encontro e uma experiência mais próxima e intimista, enquanto no demirromântico há a atração romântica/amorosa com base na equação desse encontro”, explica Letícia.

No campo da neurociência a hibristofilia é um tipo de parafilia que atinge as mulheres, provocando o sentimento de atração por homens delinquentes e assassinos. Apesar de também ser possível sua manifestação em homens, salientamos que nossa abordagem será especificamente relativa as mulheres.

"É uma orientação sexual de pessoas que não têm interesse pela prática sexual com uma outra pessoa, mas que podem ter o interesse romântico. Essas pessoas mantêm o desejo de estar na companhia de alguém, de ter compromissos, de ir ao cinema, de sair, de receber presentes e tudo mais, mas não o interesse sexual.

Parafilias são meras preferências sexuais que se desviam da norma, enquanto que perturbações parafílicas são consideradas uma doença mental, marcada por um grau de descontrolo com marcado impacto na saúde, vida relacional do indivíduo ou risco de dano para terceiros, sendo que em grande parte dos casos estas fantasias ...

O frotteurismo, ou frotismo, é pois a excitação sexual resultante da fricção dos órgãos genitais ou do toque no corpo de uma pessoa desconhecida e geralmente vestida.

Parafilias são variações do comportamento sexual que fogem ao padrão estabelecido pela sociedade onde o indivíduo está inserido. A palavra parafilia vem do grego onde “para” significa paralelo ou fora de e “filia” significa de amor à ou de apego à, simbolizando uma forma de amor paralelo as consideradas comuns.

Portanto, podem existir demissexuais que sejam heterossexuais, homossexuais, bissexuais e até mesmo assexuais. O fator que nos permite entender a demissexualidade, afinal, é que tudo depende desse vínculo quase transcendente de sentimento e conexão psíquica com o parceiro.

A chamada assexualidade é mais comum do que imaginamos. De acordo com o Programa de Estudos da Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ProSex-IPq), cerca de 7,7% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens, entre 18 e 80 anos, são assexuais.

Possíveis explicações da hibristofilia
Os psicólogos e sexólogos não têm uma explicação definitiva e conclusiva sobre esta estranha parafilia. Entretanto, considera-se que a hibristofilia tem relação com a atração que algumas mulheres sentem pelo “mal”.

Travestismo envolve excitação sexual intensa e recorrente com o uso de roupas do sexo oposto, que pode se manifestar como fantasias, impulsos ou comportamentos. Transtorno transvéstico é travestismo que causa sofrimento significativo ou prejuízo funcional significativo.

O tratamento é realizado através de medicação e psicoterapia. A medicação é importante para se ter um resultado mais rápido. Alguns medicamentos antidepressivos ajudam a pessoa a se sentir melhor e equilibra seu comportamento sexual.

Mas o diagnóstico de parafilias implica que estas fantasias, impulsos ou comportamentos sexuais atípicos sejam recorrentes, persistam há pelo menos 6 meses e causem sofrimento pessoal ou disfunção a nível social.

Por isso, para que a parafilia seja de fato diagnosticada, os interesses sexuais atípicos devem estar relacionados a:

  1. Angústia pessoal a respeito do seu interesse pessoal, devido à clara reprovação da sociedade;
  2. Seu desejo ou comportamento sexual envolve situações tais como: Sofrimento psicológico; Lesões;

Algumas fontes indicam que existem cerca de 550 tipos de parafilias, como, por exemplo, atração por animais (zoofilias), atração por mortos (necrofilia), excitação sexual com fezes (coprofilia), etc.