Qual a diferença entre debaixo junto e de baixo separado?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

“De baixo” não é tão usado como o termo “debaixo”. Quando for necessário seu emprego na frase, essa palavra deve referir-se a um substantivo dando a ele um atributo. “De baixo” é empregado como oposição da palavra “cima”. Isto é, aquilo que é contrário de “cima”, que está na parte de baixo.

A palavra “debaixo”, escrito junto, é um advérbio de lugar que significa que algo está localizado na parte inferior em relação à outra coisa. Assim, ela é sinônimo de embaixo, abaixo, sob, por dentro; e antônimo de em cima ou acima.

Debaixo de” é equivalente à palavra sob, preposição que pode ser empregada nas seguintes situações: Para indicar a localização daquilo que se encontra colocado em uma posição inferior à outra: Deixou os sapatos sob a mesa do escritório e deitou-se.

Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc.

A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém. Portanto, são conceitos diferentes.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça
A Bíblia diz que o crente não está debaixo da lei, mas debaixo da graça (Romanos 6:14). Esta frase explica de forma perfeita a relação entre lei e graça.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

1 super, em cima. 2 supra.

1 acima, em cima, no alto. Contrário de para baixo: 2 para cima, para o alto.

– Foi para casa debaixo de chuva. Em todos esses casos (em alguns com certas alterações) é possível substituir “debaixo” por “sob“.

Quando escrito de forma separada, o termo “em baixo” ganha o papel de adjetivo. Assim, sua função será de qualificar o substantivo na sentença.

Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.

1 animado. 2 cheio. 3 vivo, brilhante, luzente, garrido.