Qual a diferença entre Cross Fit e cross training?

Perguntado por: amota8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Enquanto os exercícios funcionais variados podem ser conhecidos como Cross Training, apenas os treinos que seguirem a certificação legal da marca podem ser chamados de CrossFit. Vale reforçar que o uso indevido da marca pode ser considerado crime na Lei de Propriedade Industrial.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

É possível perder até 400 calorias em uma hora dessa prática física. Já os treinos de cross training para emagrecer são em um circuito de cerca de 1 hora, trabalhando todos os grupos musculares e praticando também exercícios aeróbicos. Em uma aula é possível perder até 800 calorias.

O crossfit contribui para que os músculos se tornem mais definidos, sendo assim ficam mais visíveis. Além disso, trabalha a tonificação da fibra muscular, o que significa que também ficam mais firmes.

Cross training: fortalecimento de grupamentos musculares
Os exercícios de cross training mais intensos são os mais eficazes porque trazem mais benefícios no processo de emagrecimento, proporcionam alto gasto calórico e são capazes de produzir maior quantidade de enzimas e hormônios que favorecem a oxidação de gordura.

O objetivo do cross training é melhorar a aptidão física geral, a força, a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio, sendo uma boa opção para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. É uma atividade que pode ser personalizada para atender às necessidades e objetivos individuais de cada pessoa.

Crossfit é para todos!
Mas saiba que, independentemente de sexo, idade ou porte físico, o crossfit é bem-vindo na rotina esportiva de todos!

O cross training melhora a força e o condicionamento cardiovascular, então quem pratica a atividade pode se tornar um corredor melhor, com mais resistência e velocidade.

Qual a melhor opção para quem quer emagrecer
Para responder a essa pergunta, é preciso considerar diversos fatores. O primeiro deles é o objetivo da pessoa. Se o objetivo for apenas emagrecer, ambas as opções são boas. No entanto, se o objetivo for também tonificar o corpo, a academia pode ser a melhor escolha.

Caso seja emagrecimento, então provavelmente o crossfit irá te proporcionar um resultado mais rápido do que a musculação. Contudo, se você deseja trabalhar a hipertrofia muscular, então partiu para academia e invista na musculação.

No limite, são recomendados um máximo de 5 dias de treinos por semana. O mais importante é entender que cada corpo e condicionamento físico são diferentes, e essas diferenças devem ser respeitadas.

Queima de calorias pode chegar a 1.500 por treino
Um praticante de cross pode chegar a queimar 1.500 calorias por treino, um número extremamente alto, especialmente quando comparado a alguns dos exercícios mais comuns e calóricos.

4 quilos

Apenas 30 minutos por dia da modalidade queima até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar seu metabolismo. Aprenda uma sequência matadora. O treinador Carlos Klein preparou um plano poderoso e de resultado rápido, inspirado no crossfit, treino usado pelo Exército norte-americano.

De maneira geral, não é benéfico para quem possui:
Desordens gerais na coluna. Lesões agudas ou crônicas na coluna vertebral podem computar em contraindicação relativa à prática do exercício. Pacientes em crise aguda de hérnia discal ou sob sintomas severos de dor não devem praticar exercícios nessas condições.

Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis. Essa média permanece até que se atinja o nível 80.