Qual a diferença entre crítica e ofensa?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A ofensa está sempre carregada de emoção, enquanto a crítica é objetiva, racional e fundamentada. É cautelosa pela sua própria natureza que exige análise e ponderação, por isso tem autoridade.

Falar mal do outro é ferir a si mesmo
Resumidamente, criticar é sentir-se mau consigo mesmo, tirar esse mal-estar de dentro de você e colocar no outro, como se o foco deixasse de ser você e passasse a ser o outro.

A diferença é que no artigo de opinião você vai expressar sua opinião muitas vezes para defender algo, já o de crítica vai ser uma coisa que você é contra e vai tentar mostrar para as pessoas o outro lado do texto, vai expor sua crítica.

Se você acredita que está lidando com uma pessoa egocêntrica no momento, precisa ter em mente que agir de outra forma é difícil para ela.

Pessoa que faz uma apreciação crítica: 5 comentador, comentarista, analista, intérprete, exegeta, cronista, colunista.

Significado de Criticando
Criticando vem do verbo criticar. O mesmo que: exprobando, depreciando, degradando, censurando, objurgando, repreendendo, reprochando, verberando, vituperando.

Geralmente, alguém que te julga muito pode ser assim também com outros. Tenha em mente que muitas vezes as pessoas julgam com base nelas mesmas. Elas não conseguem ter a empatia de analisar você e sua situação para entender suas escolhas. Fazem críticas precipitadas e baseadas numa visão generalizada.

Julgamos demais por uma série de fatores: inveja, mesquinhez, incompetência, medo de mudar, orgulho, etc. Se alguma situação ou pessoa nos incomoda muito, podemos ter certeza de que gostaríamos de estar naquela posição.

Pessoas muito críticas têm dificuldade de reconhecer qualidades e acertos, se cobram demais e, por isso, cobram muito as pessoas também. São perfeccionistas e colocam o foco apenas no que está errado ou precisa de mudanças.

Embora fazer uma crítica em si não seja ruim, criticar os outros ou a si mesmo com frequência pode deixar um gosto amargo na boca. Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse.

É fato que somos mais propensos a notar os erros do que os acertos das outras pessoas. O interessante, porém, é que esta tendência não se explica apenas por aspectos culturais.

Por meio de todo esse conhecimento que aqui acabamos de adquirir, importante é que você saiba que a finalidade da crítica é fazer com que o leitor aprecie ou deixe de apreciar um determinado objeto cultural – posicionamento esse que ele somente adotará após se inteirar dos comentários feitos pelo próprio resenhista.

1 apreciação, avaliação, análise, exame, julgamento, parecer, opinião, comentário, pensamento, posição. Opinião contrária ou negativa: 2 censura, desaprovação, condenação, reprovação, rejeição, discordância, maledicência, reparo, reprimenda.

O pensamento crítico ajuda a organizar essas ideias, a manter o foco em objetivos e a construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentando entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.

Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que elas tem delas mesmas.

Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

Como lidar com críticas?

  1. 1 – Ouça e faça uma reflexão sobre o que foi dito. ...
  2. 2 – Analise o que foi dito. ...
  3. 3 – Entenda que a crítica não é à sua pessoa. ...
  4. 4 – Tire um tempo para falar sobre a crítica. ...
  5. 5 – Faça uma autoanálise. ...
  6. 6 – Aprenda com o erro.

O ato de criticar está entre os defeitos comportamentais que mais tornam a convivência de baixa qualidade. Compartilhe: Pessoas críticas demais tendem a menosprezar nosso esforço e dedicação, vendo tudo que fazemos ou propomos como algo ruim.

Como lidar com críticas?

  1. Procure o que é produtivo para você ...
  2. Mantenha a mente no presente. ...
  3. Evite levar as críticas para o pessoal. ...
  4. Busque aprimoramento, não aprovação. ...
  5. Defina quem você vai ouvir.

Muitos especialistas estão de acordo em dizer que, para lidar melhor com as críticas, não é fundamental voltar ao passado, onde as coisas já não têm solução. O melhor é trabalhar o presente, centrando-se nas dificuldades atuais para manejar determinado tipo de situação.

Críticas e elogios são bem vindos, mas se for criticar, antes faça melhor. Ninguém reconhece os acertos, mas quando erramos, todos querem criticar. Cada vez que você julga alguém, você revela uma parte sua que precisa de cura. As críticas são a motivação para o sucesso.