Qual a diferença entre cristãos e evangélicos?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A ideia de colocar a doutrina em acordo com o Evangelho está na origem do termo usado por Lutero. Os evangélicos, portanto, são aqueles que procuram seguir o Evangelho de Jesus Cristo tornando a doutrina mais próxima dessa perspectiva. Por essa razão, cristão e evangélico tornaram-se termos intercambiáveis.

De acordo com a classificação do IBGE, as denominações cristãs classificam-se em evangélicos de origem histórica ou de missões, entre os quais se destacam os Batistas, Presbiterianos, Luteranos, Metodistas; e os evangélicos de origem pentecostal dos quais destacam-se a Assembléia de Deus, Universal do Reino de Deus e ...

Em geral, o termo protestante é usado para descrever pessoas que seguem todas as denominações derivadas da Reforma Protestante, movimento ocorrido há mais de 500 anos que deu origem ao principal desdobramento da Igreja Católica desde o cisma entre as igrejas do Ocidente e do Oriente em 1054.

Na linha dos ensinamentos protestantes, a Bíblia Sagrada ACF é dedicada a quem prefere uma linguagem mais tradicional ao ler conteúdo religioso.

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo – Jornal da USP.

Ser cristão é um estilo de vida, que envolve a crença de que Jesus Cristo é o messias e salvador da humanidade. Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

Protestantes e evangélicos

  • Adventistas;
  • Anglicanos;
  • Batistas;
  • Reformados;
  • Luteranos;
  • Metodistas;
  • Pentecostais.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida.

Evangélicos são cristãos com estrutura organizacional diferente dos católicos e também diferentes entre si. Algumas igrejas têm estrutura de governo por assembleias representativas colegiadas ou independentes, outras são centralizadas em um líder, geralmente o fundador. Não há uma estrutura que reúna evangélicos.

O termo certo é Igrejas evangélicas, no plural: são igrejas cristãs que têm a sua origem histórica e teológica na Reforma (protestante). Com base doutrinal apenas e só na Bíblia, denominam-se genericamente evangélicos.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

No Brasil, os protestantes históricos incluem as igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal, entre outras. O segundo grupo (pentecostal) tem entre seus integrantes Assembleia ... Os dois tipos de igreja evangélica.

As variações mais perceptíveis se devem a critérios como: o objetivo do texto final é ser o mais atualizado e acessível possível ou apresentar uma linguagem mais requintada? A partir de qual língua os textos foram traduzidos?

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

Assembleia de Deus

A primeira e maior igreja evangélica criada no país foi a Assembleia de Deus, fundada no ano de 1911 em Belém do Pará, pelos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar ...

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

O artigo 5º, inciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos, pois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável. Assim, obrigar alguém a frequentar culto diverso da sua fé viola a Cnstrituição, dando ensejo à reparação moral.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha.