Qual a diferença entre creme e Leave-in?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Leave-in e creme para pentear são dos dois produtos finalizadores mais queridinhos e curingas entre as mulheres, mas que têm propostas diferentes. Enquanto o creme ajuda a desembaraçar, o leave-in ainda sela e alinha os fios, e os dois podem ser usados em qualquer tipo de fio.

Use loção corporal como leave-in
Em caso de falta de grana para comprar um, use hidratante corporal, sobretudo os ricos em silicone. A loção é capaz de domar as madeixas, principalmente as crespas, sendo um ótimo substituto do leave-in.

O melhor momento para a aplicação do leave-in é logo após a lavagem dos cabelos, com os fios limpos e ainda úmidos. Alguns produtos podem ajudar no processo de desembaraçar, um grande trunfo na hora de pentear. “Um erro muito comum no uso é trocar o leave-in por condicionador.

Creme para pentear e leave-in podem, sim, ser usados juntos.

Após lavar os fios com shampoo e condicionador ou utilizar uma máscara de tratamento, aplique o produto ainda com o cabelo úmido. Não precisa enxaguar.

Quais são os benefícios do leave-in? Proteção, brilho e muito mais! O especialista explica: “Ele fecha a cutícula, protege do sol, do calor do secador, ajuda no pentear, dá brilho, diminui o frizz e reduz as pontas duplas. Durante os meses de verão, o leave-in é extremamente importante por conta da proteção UV.

Além do risco de prejudicar os fios, usar a máscara na finalização também não é a melhor opção por não entregar o mesmo efeito prolongado de um creme de pentear.

E o leave-in e o Leave-on tem a mesma função a diferença entre os dois será a composição. Eles não são tão cremoso como um creme e nem tão líquido quanto um spray. Proteja os seus fios contra as ações do dia a dia.

Aplique termoprotetores antes da chapinha
Esse tipo de produto, ao contrário dos protetores térmicos, não apenas protege as madeixas das fontes de calor, mas conta com elas para que os fios recebam os cuidados necessários.

Leave-in deixa os cabelos secos mais brilhosos e com movimento ao longo do dia. Enquanto o creme para pentear só pode ser usado nos cabelos molhados, o leave-in pode ser aplicado sem medo nos cabelos secos.

O uso do leave-in se encaixa na parte finalizadora do seu programa capilar, pois como ele fecha as cutículas dos fios é importante aplicar após a lavagem de suas madeixas.

O leave-in é o produto queridinho na rotina de quem não dispensa uma boa finalização nas madeixas.

5) Aplicar o leave-in antes de dormir ajuda na nutrição e prolonga a hidratação. Além de deixar o cabelo hidratado por mais tempo, o uso do leave-in noturno reduz os fios arrepiados e faz com que o cabelo amanheça mais bonito, saudável e sedoso, facilitando a vida de quem tem o dia a dia muito corrido.

Ele deve ser usado sempre antes do contato com o calor para criar uma camada de proteção ao redor da fibra capilar, selar a cutícula e evitar que os fios quebrem ou percam água.

Protetor térmico ou leave-in
O protetor térmico é o produto certo neste caso, e deve ser usado antes de haver um contato do cabelo com qualquer fonte de calor, como chapinha, babyliss ou secador. Alguns produtos (inclusive alguns leave-in) são feitos com a função extra de proteção térmica.

Sempre comece pela hidratação. O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

  1. Dica #1: lave os cabelos com uma linha de tratamento anti-efeito armado.
  2. Dica #2: use o óleo capilar nas madeixas antes de secar os fios.
  3. Dica #3: evite escovar o cabelo puxando para cima.
  4. Dica #4: finalize a escova com um jato de ar frio nas mechas.
  5. Dica #5: aplique o óleo capilar no comprimento e pontas mais uma vez.

Um dos truques de profissionais para minimizar o frizz depois da chapinha é finalizar o processo passando o ar frio do secador sobre os cabelos. Isso faz com que os fios esfriem mais rápido e não absorvam a umidade do ambiente, o que confere mais brilho e ainda prolonga a durabilidade do efeito liso e alinhado.

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

“O excesso de produto pode deixar o cabelo pesado. O ideal é o equivalente a uma moeda de 50 centavos. Espalhe bem o produto com as mãos e, depois, penteie os fios para distribuir bem”, diz a hairstylist Lela Athanasio.