Qual a diferença entre crê e crer?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Crer é a forma do verbo no infinitivo. Exemplo: Crer em Deus faz parte da minha educação. A dúvida no uso de crer e crê reside em quando utilizar uma ou a outra forma verbal, ou seja, quando se deve utilizar a forma no infinitivo (crer) e quando se deve utilizar a forma no presente do indicativo (crê).

Pode crê ou pode crer
Em relação à dúvida acima, o verbo auxiliar é o verbo poder. Assim, o correto é: pode crer.

O que é Crente:
Popularmente, diz-se que é crente aquela pessoa que acredita de forma ingênua ou equivocada em algo, criando alguma expectativa, por exemplo: “Ela está crente que vai ser aprovada no exame.” Ou ainda, o indivíduo crédulo e ingênuo, que acredita em tudo o que lhe dizem.

Crê é a forma conjugada do verbo crer na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele crê) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (crê tu). Exemplo: Ele crê em Deus.

– “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36), excluindo a necessidade do batismo como um ato salvífico (BÍBLIA ON-LINE, 2021);

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Por crer no Espírito Santo, eu não me canso de suplicar a Deus os dons e os carismas suscitados pelo Divino Espírito, pois, no aprendizado da santidade, percebo que Ele é a força e a fonte das virtudes, dos bons hábitos, da docilidade, da contemplação, da fidelidade e da humildade.

Do latim credere(la).

Conjugações verbais: verbo Crer
Presente: creio, crês, crê, cremos, credes, creem. Pretérito perfeito: cri, creste, creu, cremos, crestes, creram.

Conjugação do verbo: crer

  1. Presente. eu. creio. tu. crês. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. cria. tu. crias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. crerei. tu. crerás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. creia. que tu. creias. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. crer. se tu. creres. ...
  6. Pessoal. eu. crer. tu. creres. ...
  7. eu. creria. tu. crerias. ele/ ela/ você

Marcos 9:23 (Tudo é possível àquele que crê) - Bíblia.

Contexto do versículo
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Crer é dizer amém aos mandamentos, às palavras e promessas de Deus. O Credo, como também o último livro da Sagrada Escritura, termina com a palavra hebraica “amen”.

Quem acredita que Jesus morreu e ressuscitou para lhe salvar e aceitar Jesus como seu salvador está salvo e tem a vida eterna! Para agradar a Deus é preciso crer. Quando uma pessoa crê, Deus usa sua fé para transformar sua vida e até fazer milagres!

O que é Crer:
Ação de acreditar, confiar, ter esperança e ser otimista em relação a algo ou alguém.

Crer em Deus significa antes de tudo, aderir ao próprio Deus, entregando-se ao próprio Deus, entregando-se a Ele. Não existe uma crença teórica, não se trata de verdade, que eu examino, aceito e acabou. Não crer significa verdades, que vão marcar a minha vida, que vão transformá-la, que vão mudar o meu comportamento.

3:36 E aquele que crê no Filho tem a vida eterna, e ele receberá da sua plenitude. Mas aquele que não crê no Filho não receberá da sua plenitude, pois a ira de Deus está sobre ele.

Este versículo em outras versões da Bíblia
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Tentemos uma definição: a crença resulta do domínio da experiência e constitui-se de convicções não fundadas racionalmente e que modelam a conduta cotidiana; já a é descrita como algo inspirado por Deus, uma infusão proveniente do alto.

As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.