Qual a diferença entre CPF e identidade?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é gerado pela Receita Federal e vale em todo o Brasil. Já o RG (Registro Geral) é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Ou seja, uma mesma pessoa poderia ter mais de um registro em seu nome, com números diferentes.

O CPF vai substituir o RG como número de identidade. O número constará na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em março, a nova carteira começa obrigatoriamente a ser emitida em todos os estados.

O que é A Carteira de Identidade é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia. Tem validade em todo o território nacional e é expedida para Brasileiros Natos, Naturalizados e os Portugueses que possuam Igualdade de Direitos.

Identidade é o conjunto de atributos que caracterizam alguma pessoa ou coisa, ou seja, é a soma de caracteres que individualizam uma pessoa, distinguindo-a das demais.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado militar; Carteira profissional e outros certificados.

Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

O documento de identificação tradicional, em papel, traz algumas informações sobre o cidadão, como nome completo, data de nascimento e filiação. O novo RG digital também traz esses dados essenciais sobre um indivíduo e possui o mesmo propósito e funcionamento: servir como forma de identificar uma pessoa física.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em março e usará o CPF como número de identificação e não mais o RG. A medida foi adotada para reduzir o risco de fraudes, já que o número, além de válido em todo o território nacional, é gerado pela Receita Federal (RF).

A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o documento digital evita fraudes, já que proporciona ao governo maior segurança para comprovar a identidade do cidadão.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”.

Para que serve a RG? A Carteira de Identidade serve para facilitar a identificação do cidadão. Ela é válida em todo o território nacional, e pode ser inclusive usada para viajar a países do Mercosul, não havendo necessidade do passaporte.

O que é Identidade:
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.

A identificação está relacionada com a identidade, que é o conjunto das características próprias de um sujeito ou de uma comunidade. Essas características caracterizam o indivíduo ou o grupo em relação aos demais. A identidade é, por outro lado, a consciência que um ser humano tem em relação a si mesmo.

O atual continua válido até 2032. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita. O novo RG terá duas versões: física e digital.

A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.

Mito. Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR
O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'.

Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.

Por questões de segurança, não é possível ter conhecimento do número do RG apenas pelo nome. Para saber o número do RG de uma pessoa é necessário ter em mãos ao menos o CPF da pessoa que quer procurar.

No caso de RG sem dígito será necessário o atendimento presencial para segunda via do RG de São Paulo (cada estado tem um número diferente).